Imigração: especialista alerta que empresas canadenses estão oferecendo incentivos para suprir falta de mão de obra qualificada

Publicidade

Com os problemas advindos da pandemia da Covid-19, faltam profissionais qualificadas para preencherem as vagas de trabalho disponíveis no Canadá em 2021. As empresas canadenses estão sendo pressionadas a encontrar trabalhadores, já que a escassez de mão de obra continua paralisando alguns setores da economia. O alerta é de Patrícia Martins Pereira, consultora jurídica internacional no Canadá, que afirma que não só os grandes negócios mas também os pequenos estão em busca de funcionários, o que pode ser interessante para quem deseja imigrar para o País da América do Norte.

Com a falta de trabalhadores, Patrícia, que atua no escritório Brazil Legal Help e vive no Canadá há vários anos, os empregadores estão oferecendo ainda mais incentivos para atrair trabalhadores qualificados como: salários mais altos, bônus e horários flexíveis.

Falta de mão de obra qualificada

Consultora jurídica Patricia Martins Pereira

Patrícia cita uma pesquisa publicada pelo Banco de Desenvolvimento de Negócios do Canadá (BDC), que aponta que 64% das empresas canadenses afirmam que a escassez de mão de obra tem limitado o crescimento dos negócios. E, de acordo com a Statistics Canada, haviam 731.900 vagas de trabalho País a partir do segundo semestre deste ano. “Os dados revelam que essas vagas podem ser vistas em todas as províncias, com os maiores aumentos em Quebec, Ontário e BC”, frisa a especialista, afirmando que a Deloitte Canadá informa que 30,3% das empresas canadenses estão relatando escassez de mão de obra.

Hospitalidade e serviços de alimentação

Segundo Patrícia, os setores de hospitalidade e serviços de alimentação foram alguns dos mais atingidos pela pandemia. A Deloitte Canadá prevê que a escassez de mão de obra enfrentada por esses setores não acabará tão cedo.

De acordo com dados do Statistics Canada, o número de vagas de emprego em hotelaria e serviços de alimentação aumentou 11.600 do segundo trimestre de 2019 para 89.100 no segundo trimestre de 2021, atingindo um recorde histórico. A agência acrescentou que os atendentes de balcão de alimentos, ajudantes de cozinha e ocupações de apoio relacionadas aos setores tiveram o segundo maior aumento nas vagas de qualquer ocupação nos últimos dois anos no Canadá.

Saúde e assistência social

Apesar da pandemia ter aumentado a demanda por serviços de saúde, muitos enfermeiros relatam ter deixado a profissão depois que a crise que a pandemia tornou seus trabalhos mais difíceis e menos seguros. Este fato criou uma escassez de profissionais de saúde em certas regiões e até forçou áreas rurais a fechar temporariamente algumas unidades hospitalares.

Dados da Statistics Canada apontam que os setores de cuidados com a saúde e a assistência social têm atualmente as maiores necessidades de trabalhadores do que quaisquer outros no País, que faz divisa com os Estados Unidos. E revela que as vagas de emprego nestes setores aumentaram em 40.800 do segundo trimestre de 2019 para o segundo trimestre de 2021. A agência disse que os setores, atualmente, representam uma em sete vagas de emprego no Canadá.

Indústria e construção civil

O Statistics Canada relatou ainda que surgiram 65,9 mil vagas de trabalho na indústria no segundo trimestre de 2021, o maior número de vagas para o setor desde o ano de 2015. O aumento se espalhou por diversos subsetores, com os maiores ganhos na indústria de alimentos, como frigoríficos e manufatura de madeiras.

O Conselho Canadense de Carne – que representa os frigoríficos e fábricas de processamento registrados federalmente do Canadá – é outro que apontou que, em setembro deste ano, que há mais de 4 mil açougues vazios em instalações de produção de carne em todo o país, resultando em uma taxa média de vagas de trabalho de mais de 10%.

O setor da construção civil também registrou um número recorde de vagas de emprego, principalmente nas áreas de alvenaria, pintura e elétrica. De acordo com a StatCan, as vagas na construção aumentaram para 62.600 no segundo trimestre de 2021, o maior número desde 2015. Carpinteiros, ajudantes de construção e operários também foram responsáveis por uma grande parte do aumento nas vagas de emprego, de acordo com a agência.

Setor de comércio e varejo

Patrícia aponta ainda que as vagas de emprego no comércio varejista aumentaram para 84.300 no segundo trimestre de 2021, de acordo com a StatCan, com os maior quantidade de vagas em lojas de alimentos e bebidas, revendedores de material de construção e lojas de equipamentos de jardim.

Por ocupação, a agência alerta que vendedores de varejo, estoquistas de loja, balconistas e arquivadores de pedidos estavam entre as 10 principais ocupações com o maior aumento nas vagas do segundo trimestre de 2019 para o segundo trimestre de 2021.

Logística e caminhões

A Trucking HR Canada, uma organização nacional que trata de questões de trabalho no setor de logística e caminhões, relata que houve uma média de 18.000 vagas para motoristas de caminhões, no segundo trimestre. De acordo com seu último relatório, as empresas de logística e caminhões tinham uma taxa de desocupação de 5% no final de 2020. Em comparação, a taxa de desocupação em todas as ocupações no Canadá era de 2,7%.

A entidade afirma que os impactos da Covid-19, a falta de trabalhadores e as más condições de trabalho têm contribuído para o aumento das vagas. Esses fatores contribuíram para aumentar o número de caminhoneiros mais velhos que se aposentaram, sem motoristas novos em número suficiente para substituí-los. A Trucking HR Canada observa que a escassez de caminhoneiros continuará a colocar pressão sobre a recuperação econômica do Canadá se não for tratada rapidamente.