Governo pede que aprovados no concurso da Aganp manifestem interesse na nomeação via e-mail

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A Superintendência Central de Administração Pessoal da Secretaria de Estado de Administração (Sead) de Goiás está enviando e-mails para aprovados no concurso da extinta Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp), solicitando que se manifestem aqueles que têm interesse na nomeação. As informações são do Jornal Opção.

Ocorre que o concurso é de 2006 e a base de dados utilizada pelo Governo para disparar o informe é ainda daquela época — há 13 anos. O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria, Dados e Transparência (Ibradat), Flávio Coutinho, relata que há uma preocupação que, por isso, nem todos os aprovados fiquem por dentro da convocação.

A mesma angústia está sobre a tão esperada convocação, já que, o mesmo canal de comunicação seria utilizado para avisar sobre a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do resultado. “Tem e-mail que não existe mais, pessoas se mudaram e podem não ficar sabendo”, disse.

Movimento
Flávio conta que o Ibradat surgiu em março de 2018 a partir da fusão dos movimentos Nomeação Já, União Aganp, da Comissão dos Aprovados na Reservas da Aganp (Cara) e do grupo União Servidores de Goiás. Desde então eles lutam pela nomeação dos mais de 2 mil aprovados.

Após uma convocação, essa quantidade se reduziu para 1,2 mil. Mas, depois de ações judiciais impetradas pelos potenciais servidores contra a Administração Estadual, esse número caiu para 962 pessoas. “Muitos entraram na justiça individualmente para cumprir a sentença e conseguiram ser nomeados”, explica Flávio.

Segundo ele, o Governo informou que no próximo mês irá convocar esse restante, após decisão judicial. Mas, agora, envia essa solicitação via e-mail, diante de uma preocupação com o possível descumprimento dos limites de gasto com pessoal previstos no art. 41 da ADCT da Constituição do Estado e na Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impede a criação de novos cargos.