Goiás está entre os estados que mais geraram empregos em 2013

Em 2013, Goiás se destacou entre os estados que mais geraram empregos formais no País. Foram 88.950 novas colocações com registro em carteira (ajustado com as declarações entregues pelas empresas fora do prazo), de janeiro a outubro de 2013, representando um acréscimo de 7,73% em relação ao mesmo período do ano anterior, e superior ao acréscimo no índice nacional que foi de 3,7%.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados  do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE) e foram analisados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) da Segplan. Os destaques em Goiás ficaram com  a indústria de transformação com 23.959 novos postos de empregos gerados;  comércio, com 10.592; serviços, com 28.066  e construção civil, com 13.416 novos postos.

Esse resultado fez com que Goiás alcançasse o primeiro lugar em termos relativos (aquele estabelece o crescimento comparado ao mesmo período no ano anterior) e o sétimo lugar em termos absolutos (saldo de todas as novas vagas que surgiram em 2013) na geração de emprego formal, dentre as 27 unidades da Federação, conforme pode ser observado no gráfico ao lado (clique para expandir).

Agropecuária
Segundo análises do IMB, a agropecuária sempre impulsionou o crescimento do emprego em Goiás. Mesmo com números que sofrem variações devido ao término das colheitas e devido a atividades de cultivo de lavouras temporárias, em 2013 na agropecuária foram gerados  mais de 11 mil  novos postos, com crescimento de 13,2% de novos empregos.

“Tradicionalmente, Goiás sempre teve um setor agropecuário muito forte, este setor foi muito fortalecido, desde o final da década de 1990, com a instalação de indústrias processadoras de alimentos no Estado, o que impulsionou ainda mais o setor, e fez com que Goiás se destacasse como um dos maiores produtores de grãos na atualidade”, explica o economista e gerente de Estudos Socioeconômicos do IMB, Marcos Fernando Arriel.

De acordo com o economista, de janeiro a outubro de 2013 os municípios goianos que mais se destacaram na produção de novos empregos no setor agropecuário foram Cristalina, Formosa, Maurilândia, Morrinhos, Rio Verde, Rubiataba e Santa Helena, com os respectivos plantios e cultivos de soja, produção de sementes certificadas e cultivo de cana-de-açúcar.

Outubro 2013
Entre os municípios goianos com mais de 30 mil habitantes, em outubro de 2013, os melhores desempenhos na geração de novas vagas de emprego formal, em termos absolutos, foram: Goiânia (798), Formosa (784), Aparecida de Goiânia (430) e Morrinhos (323).