Gestão e controladoria de escritórios de advocacia são abordados em workshop da OABPrevGO e Ipog

O auditório da OABPrev ficou lotado, na noite de quinta-feira (10), durante o workshop sobre o tema “A Controladoria Jurídica e sua importância no atual cenário da advocacia”, ministrado pelas advogadas Ísis Fontenele e Marcela Campos. O evento integra parceria firmada pela OABPrevGO com o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), para a promoção de uma série de cursos e palestras sobre temas de interesse dos associados e profissionais da área. Em breve, novas ministrações serão agendadas. Ao final do workshop, foi sorteado um exemplar do livro “Controladoria Jurídica Para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos”.

Marcela Campos

Ísis Fontenele é CEO da Performance Juris, consultora organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, presidente da Comissão de Inovação e Gestão OAB-GO, conselheira consultiva da FENALAW – maior Feira de Negócios Jurídicos da América Latina – e coordenadora do MBA em Gestão Jurídica do IPOG.

Controladoria

Primeira a falar, ela ressaltou a importância da controladoria jurídica para o alcance de maior produtividade, melhor gerenciamento do negócio e assertividade no planejamento estratégico, favorecendo significativamente o funcionamento de escritórios.

Fontenele deu exemplos de como os escritórios podem gerenciar a produção e a qualidade das peças processuais. Falou ainda sobre como a controladoria pode auxiliar no cumprimento dos prazos para instrução dos processos e/ou protocolo de peças, bem como na organização das agendas da equipe para o comparecimento rigoroso às audiências e sessões de julgamento, entre outras atividades realizadas fora do escritório.

Gestão

Marcela Campos é consultora em Gestão Jurídica da Radar – Gestão para Advogados e possui especialização nas áreas de Estratégia, Planejamento, Gestão de Serviços e Gestão de Pessoas. Em sua palestra, ela pontuou, uma a uma, as principais ferramentas de gestão de escritórios. Além da controladoria jurídica, Marcela explicou o impacto positivo, para as bancas, de contar com um planejamento estratégico, softwares de gestão e manuais de procedimento, bem como de os advogados dominarem técnicas para gestão do tempo e de pessoas, saberem fazer a precificação e a gestão financeira do escritório, bem como investir corretamente no posicionamento e no marketing da equipe.