Consumidores que se sentiram lesados pela empresa 123 Milhas, tem até esta quinta-feira (1º) para aderirem à ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais em agosto do ano passado. O prazo de 30 dias para habilitação foi estabelecido pela Justiça no último dia 2 de julho
Nessa ação, os consumidores poderão ser ressarcidos e, ainda, indenizados por danos materiais e morais pelas empresas e cada sócio. O processo é aberto a consumidores de todo o Brasil que tenham provas concretas de terem sido lesados pela 123 Milhas. No caso de a ser sentença favorável, ela vale para todo o território nacional.
Mas, o cliente lesado que tiver entrado na justiça individualmente não pode participar dessa ação civil pública. Vale lembrar que essa ação para ressarcimento é diferente da habilitação de crédito no site criado pelo Grupo 123 Milhas para devolução dos valores. Por isso, mesmo quem colocou os dados para comprovar o prejuízo na plataforma, pode ingressar na ação civil pública para pleitear a indenização.
A 123Milhas entrou em crise em 2023 quando suspendeu pacotes de viagens e emissão de bilhetes aéreos promocionais. Os lesados somam 800 mil pessoas, entre credores, consumidores e funcionários, e o valor ultrapassa R$ 2 bilhões.