Eleições na OAB-GO terão observador indicado pelo Conselho Federal

O conselheiro federal Wilson Sales Belchior éa da Paraíba
O conselheiro federal Wilson Sales Belchior éa da Paraíba

As eleições da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil será acompanhada por um observador indicado pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Trata-se do conselheiro federal Wilson Sales Belchior, da Paraíba, que foi indicado para a função pela Portaria nº 259/2015 encaminhada nesta quinta-feira (19) à instituição em Goiás. O pleito será realizado no próximo dia 27.

A decisão do presidente Marcus Vinicius foi tomada a partir de solicitação feita pela chapa OAB Que Queremos, liderada pelo advogado e professor Lúcio Flávio de Paiva. De acordo com o coordenador jurídico da OAB Que Queremos, Bruno Pena, três motivos levaram a chapa a protocolar o pedido.

Segundo ele, houve cerceamento de defesa no caso das impugnações dos candidatos da chapa e a Comissão Eleitoral comutou os prazos da defesa. Em segundo lugar, ele diz que foi solicitada listagem de advogados aptos a votar após o prazo de 27 de outubro. A Comissão Eleitoral entregou a lista de todos, aptos e inaptos. “Pedimos reconsideração e eles alegaram que já haviam entregue. Temos cópia de despacho onde as outras duas chapas conseguiram as listas dos aptos”, assegura. Em terceiro lugar, ele pontua o caso do pedido de suspeição do vice-presidente da Comissão Eleitoral, Rogério Dias Garcia. “Com base nessa situação, a chapa entendeu que a lisura do pleito está em risco”, justificou Bruno Pena.