Neste domingo, 2 de dezembro, comemora-se o Dia do Advogado Criminalista. Em Goiás, a data foi instituída após requerimento formulado pelo advogado criminalista Alex Neder, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalista (Abracrim) em Goiás, ao deputado estadual Lincoln Tejota (PSD). Acolhendo pedido do profissional, o parlamentar elaborou projeto de lei, aprovado em fevereiro de 2017, que se transformou na Lei 19.601/2017, colocando a data calendário oficial do Estado.
Edison de Britto Rangel, advogado criminalista e decano dos advogados criminalistas em Goiás, deseja aos colegas uma data feliz. “Nós, advogados criminalistas, absorvidos e consumidos por tantas lidas, envolvidos por tantas pelejas, nem sempre atentamos para um aspecto relevante que exsurge destas lidas e destas pelejas. Agora não é mais assim. O dia 2 de dezembro passou a ser o nosso dia, posto que convertido por lei emanada de nossa Assembléia Legislativa. Esta data, por seu honroso significado para os lidadores do Direito Penal, nos faz refletir e reconhecer o esforço empreendido por nosso operoso presidente, Alex Neder, na promoção e na busca de conquista para nossa Abracrim- GO- Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas em Goiás”.
Rangel, na condição de decano dos criminalistas de Goiás, concitar os colegas a filiarem-se à Associação, contribuindo para que siga em frente e se afirme cada vez mais como legítima representante da classe. “Parabéns Abracrim. Parabéns Alex Neder e nossos agradecimentos pelo seu empenho e pelas conquistas alcançadas pela associação em prol dos advogados criminalistas de Goiás”, afirma.
Ismar Estulano Garcia, advogado criminalista, e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, também aproveita o Dia do Advogado Criminalista para assegurar que a “Abracrim é um sonho que se tornou realidade. Desde o distante tempo em que era presidente da OAB de Goiás, eu sonhava com uma associação congregando advogados criminalistas goianos. Várias tentativas foram realizadas. Mas a concretização aconteceu com o idealismo do conceituado Advogado Alex Neder, filho do combativo criminalista João Neder, e para minha satisfação meu ex-aluno. Hoje, a Abracrim-GO é realidade”.
Para Ismar, agora que a reunião dos advogados criminalistas goianos tem existência de fato e de direito, é necessário que ela amplie, cada vez mais, seus procedimentos para além das simples redes sociais na troca de informações entre associados, abrindo horizontes para o aperfeiçoamento jurídico e científico dos advogados. “Os tempos mudaram. Não se pode dizer que a advocacia antiga era melhor do que a atual, ou vice versa. São diferentes, assim como tudo se torna diferente com o passar do tempo, havendo uma evolução constante”, frisa.
Conforme Ismar, os advogados criminalistas têm contato com tudo que há de melhor e de pior no caráter do ser humano. “A Abracrim-GO, que congrega os advogados criminalistas goianos, é necessária para aglutinar o sentimento de busca da justiça social para todos: rico/pobre, homem/mulher, branco/preto… Enfim, todas as diversidades, sem qualquer discriminação, na busca de um mundo melhor.Parabéns colegas”, finaliza.