Defensor geral é homenageado em reunião do Condege em Santa Catarina

O defensor público-geral do Estado, Cleomar Rizzo Esselin Filho, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12/01), uma placa do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) pelos quatro anos à frente da Defensoria Pública do Estado de Goiás, que iniciou sua estruturação na gestão de Cleomar Filho. A homenagem foi recebida das mãos do presidente do colegiado, defensor geral do DF, Ricardo Batista, durante a XII Reunião Ordinária do Condege, em Florianópolis (SC).

Cleomar Rizzo Filho comanda a Defensoria de Goiás desde 2013 e deixará o cargo no final do mês de dezembro, após quase quatro anos de mandato. Sua gestão foi marcada pela nomeação de mais de 55 defensores públicos oriundos de concurso. Quando assumiu a defensoria geral, o estado de Goiás contava com apenas 5 defensores públicos em atividade. Participaram da homenagem, além dos defensores gerais de vários estados, representantes do Ministério Público catarinense e outras autoridades locais, os superintendentes da DPE-GO, defensor público Domilson Rabelo da Silva Júnior e Marcelo Graciano Soares.

Domilson Rabelo lembrou da luta para que as nomeações ocorressem e ressaltou o crescimento da Defensoria de Goiás nos últimos anos. “Nossa instituição começou muito pequena e vem enfrentando muitos desafios para crescer e se fortalecer. Mas contamos nestes últimos anos com a coragem e a determinação de Cleomar para superar cada desafio”, destacou Domilson Rabelo.

O presidente do Condege, Ricardo Batista, lembrou da situação difícil em que se se encontrava a Defensoria goiana quando Cleomar Rizzo Filho a assumiu. “Acompanhei de perto o desenvolvimento da Defensoria de Goiás e sou testemunha de seu desenvolvimento. É um momento em que se fecha um ciclo, mas também é tempo de reconhecer e ressaltar as conquistas”, disse o presidente do colegiado.

Ao final da homenagem, Cleomar Rizzo Filho, agradeceu emocionado as palavras dos colegas defensores e lembrou dos desafios enfrentados. “Quando a Defensoria de Goiás foi implantada, herdamos apenas os processos. Não havia cadeiras, nem computadores, só o trabalho e os colegas advindos da Procuradoria de Assistência Judiciária empenhados em ajudar a começar a construir a instituição. Tenho muito a agradecer aos meus colegas defensores, assessores jurídicos e servidores da DPE-GO que trabalharam juntos para chegar até aqui.”

Ao finalizar seu discurso disse emocionado que passará a cadeira de chefe da DPE-GO “com a certeza de que cumpri minha missão e agradeço a cada defensor geral pelo aprendizado neste colegiado. Aqui pude aprender e trocar experiências valiosas para melhorar nossa gestão na Defensoria de Goiás”. Fonte: Ascom/DPE-GO