Curso Prático de Arbitragem promove novos encontros gratuitos e on-line

Os institutos de mediação e da arbitragem têm ganhado cada vez mais força na área jurídica no Brasil, sendo apontados como o futuro da advocacia. De acordo com a CCI (Corte Internacional de Arbitragem), o território brasileiro já é considerado o 5º país que mais utiliza arbitragem no mundo e, somente em 2020, a busca por cursos nessa área cresceu mais de 150%, com uma concentração no Sudeste do país, liderada por São Paulo e logo após pelo Rio de Janeiro. A região lidera o ranking de alunos com 58,7% da participação em cursos, de acordo com a instituição de ensino CPA (Curso Prático de Arbitragem).

Com o intuito de continuar disseminando os conceitos e ampliar conhecimento nesta área, a CPA inicia no próximo dia 21 uma série de seis encontros gratuitos e on-line para debater técnicas de advocacia oriundas da arbitragem e úteis para outras áreas do direito. Arbitragem é um instituto voltado para casos complexos e internacionais, sendo fundamental em tal área uma advocacia precisa e estratégica, muito influenciada por melhores práticas internacionais. Os coordenadores do projeto acreditam que seja um debate essencial para o desenvolvimento da advocacia nacional para a complexidade jurídica do mundo contemporâneo. Inscrições podem ser feitas em https://cparbitragem.com.br/

“Algumas áreas são muito propícias neste sentido, como construção, fusão e aquisição, e questões ligadas à administração pública. Queremos não somente capacitar profissionais, mas também mostrar que o trabalho do advogado é central para a resolução destes casos, que apenas o litígio com a outra parte e a espera de uma decisão do poder judiciário é coisa do passado, explica Joaquim de Paiva Muniz, cofundador do CPA.

Durante as transmissões, que serão feitas em https://www.youtube.com/channel/UCbE5NbDCqlgLrglJ_W-GMcQ e que acontecerão às terças e quintas-feiras, serão abordados tópicos como: o trabalho do advogado em casos juridicamente complexos, técnicas de argumentação escrita e oral, inquirição de testemunhas e produção de prova perícia em casos de economia, engenharia e medicina.

“O novo profissional de advocacia precisa ter a habilidade de negociar, de produzir provas orais úteis e precisas, de lidar com a complexidade de matérias técnicas como a engenharia, recomendando posturas e decisões do cliente que facilitam em muito a resolução da disputa”, afirma Lucas Mendes, cofundador do CPA.

Aprendendo gratuitamente com grandes profissionais do mercado
As aulas serão ministradas por advogados de destaque nacional e internacional. Que atuaram em algumas das maiores disputas brasileiras, todos com amplo treinamento em técnicas de advocacia em casos complexos, sendo eles Joaquim Tavares de Paiva Muniz, Lucas Mendes, Judith Martins Costa, Fabio Ulhoa Coelho, Min. Sydney Sanchez, Professor Kazuo Watanabe, Bernard Potosch, Eliana Baraldi, Ana Tereza Basílio, Ricardo Salomão, Carla Salomão, Maurício Gomm, Pedro Martini, Frederico Singarajah, Mariana F. Marra, Ana Tereza Basílio, Joel Figueira, Daniel Nogueira, Thomas Conti, Augusto Barros de Figueiredo, Clemenceau Chiabi, Andrea Galhado Palma, José Roberto Castro Neves, Silvio Simonaggio, Daniel Jacob, Mergener Mendes, Selma Lemes, Renan Figueiredo, Paula Forgioni, Luis Roberto Ayub, Taísa Maciel, Rita Cortez, Luciano Timm, Renata Steiner, Judith Martins Costa, Josemar Figueiredo Araújo, Francisco Maia e Francisco Mussnich.

Programação:
21/01
“A Nova Advocacia”, com Joaquim de Paiva Muniz, Lucas Mendes, José Roberto Castro Neves, Kazuo Watanabe e Francisco Mussnich

26/01
“O direito material como ele é: desmistificando conceitos”, com Paula Forgioni, Fábio Ulhoa Coelho, Judith Martins Costa e Renata Steiner

28/01
“O que o advogado precisa saber de economia”, com Luciano Timm, Thomas Conti e Silvio Simonaggio.
“O que o advogado precisa saber para entender prova técnica de engenharia e medicina”, com Ricardo Salomão, Carlos Salomão, Clemenceau Chiabi, Francisco Maia Neto e Augusto Barros Figueiredo.

02/02
“Técnicas de argumentação (IRAC)”, com Lucas Mendes e Marianna Marra.
“Técnicas de redação em advocacia”, com Bernard Potsch Eliana Baraldi.

04.02
“Inquirição de testemunhas”, com Frederico Singarajah, Pedro Martini, Maurício Gomm e Joaquim de Paiva Muniz.

09/02
“Processo decisório”, com Min. Sydney Sanchez, Joel Figueira Jr., Luis Roberto Ayub, Andrea Galhado Palma e Selma Lemes.
“Representatividade e legitimidade na advocacia”, com Leonardo Coelho, Daniel Nogueira, Mergener Mendes, Taisa Maciel e Josemar Araújo.