Coordenação Nacional de Interiorização é apresentada ao Conselho Pleno da OAB; goiano integra comissão

A Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia foi apresentada, nesta segunda-feira (8/8), aos conselheiros da OAB Nacional. A apresentação foi feita durante reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal. Está à frente do órgão o advogado paraibano João de Deus Quirino Filho, que desempenhou a função no âmbito da OAB-PB.

João de Deus mencionou as dificuldades e os percalços do advogado do interior do país. “Se Sobral Pinto pregou que advocacia não é profissão de covardes, a advocacia do interior exige muito mais coragem e determinação para enfrentar os obstáculos. Isso desde a falta da presença de uma estrutura estatal efetiva. Muitas localidades não possuem sequer juízes, servidores. Os nossos honorários do interior do estado são menores do que a maioria porque a economia do povo é mais limitada”, exemplificou.

Tempo de interiorização

Para ele, a Coordenação faz com que a entidade comece a pagar uma dívida antiga com quem advoga, trabalha e vive no interior do país. “Esse tempo chegou. Já estava na hora de zerar o jogo da OAB, reparar uma injusta diferença, olhar de forma mais atenciosa e respeitosa toda a advocacia e acabar com essa segregação dos advogados da capital serem os advogados de primeira classe. É tempo de interiorização.”

O presidente Nacional da OAB, Beto Simonetti, ressaltou que o grupo já vem trabalhando. “Registro, oportunamente, que muito embora essa comunicação seja feita hoje, a nossa Coordenação já tinha sido instituída e os trabalhos estão a todo vapor, em andamento, e já estamos em todo o Brasil cumprindo aquilo que nós nos propomos a fazer”, disse.

João de Deus explicou a organização da Coordenação. Serão, além dele, mais três coordenadores adjuntos: Náiade Victória Araújo Ribeiro Perrone (AM), Claudia Pereira Braga Negrão (MT), Daniela Marchi Magalhães (SP). Foram nomeados coordenadores em cada uma das seccionais, fazendo o elo de ligação entre os estados e a entidade nacional. Por Goiás, participa Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo.