Conciliação: comarca de Goiânia promove mutirão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais

Publicidade

A comarca de Goiânia vai promover, de 7 de março a 1º de abril, um mutirão de audiências de conciliação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Para o período, foram programadas três mil audiências de conciliação, distribuídas em 18 bancas simultâneas. O mutirão foi organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (Nupemec) com auxílio do Núcleo de Ações Coletivas (NAC).

De acordo com o juiz coordenador do Nupemec, Paulo César Alves das Neves, a equipe do Nupemec, por designação da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi responsável por planejar e operacionalizar todas as atividades necessárias à efetivação do evento. “Foram expedidas em torno de cinco mil cartas de intimação/citação, além dos atos praticados por e-mail e pelo WhatsApp”, completou o magistrado.

As audiências cíveis serão realizadas por videoconferência e as criminais de forma presencial, todas no período vespertino. O mutirão estará concentrado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos Criminal, no 12º (dos Juizados) e no 3º Cejusc, localizados na Universidade Federal de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, respectivamente.

Capacitação

Durante o mutirão, a Escola Judicial de Goiás (Ejug), em parceria com o Nupemec, capacitará cerca de 60 estudantes do curso de Direito, de diversas instituições do Estado, para atuarem como conciliadores aprendizes. Após a formação, eles estarão aptos a auxiliar o trabalho dos Juizados Especiais. Outros 50 alunos participarão do curso de formação de mediadores e conciliadores judiciais. (Centro de Comunicação Social do TJGO)