Comissão da OAB-GO arrecada livros para presídio feminino

Eliane Simonini

A Comissão Especial das Voluntárias Advogadas da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil, presidida pela advogada Eliane Simonini, em parceria com a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJGO), o Conselho de Comunidade na Execução Penal de Goiânia e a Universidade Salgado de Oliveira, promove campanha de arrecadação de livros para a criação de uma biblioteca no presídio feminino Consuelo Nasser, em Aparecida de Goiânia.

Segundo Eliane, as doações podem ser realizadas nos postos de arrecadação da Ordem, na sede da OAB, na Escola Superior da Advocacia (ESA), Caixa de Assistência aos Advogados de Goiás (Casag), Salas da OAB no Fórum, na Universidade Salgado de Oliveira e no Centro de Esportes e Lazer da OAB/Casag. O objetivo é arrecadar 1,2 mil exemplares até o dia 30 de novembro.

A criação de uma biblioteca em presídios é um direito legal dos apenados por meio da Lei de Execução Penal 7.210, que indica que “é preciso estabelecer uma biblioteca em presídios, para uso de todas as categorias de reclusos, provida de livros instrutivos, recreativos e didáticos”.

Larissa Bareato

Segundo aponta a presidente da CEVA, esta iniciativa da Ordem dá ao apenado, por meio da leitura e estudo, uma oportunidade de se ressocializar. “Isto também contribui para sua reinserção na sociedade e proporciona aos apenados uma condição mais humana, por meio dos livros”, diz.

“O conhecimento é uma das principais portas que acessam a dignidade mínima e a biblioteca é a primeira de uma série de ações que visam auxiliar às reeducandas a se reinserirem na sociedade de forma digna”, observa a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Larissa Junqueira Bareato.

A iniciativa também é uma parceria com o Conselho da Comunidade na Execução Penal e da Universidade Salgado de Oliveira. Para mais informações, a OAB disponibiliza o telefone: 3238-2000.