Práticas no Direito de Família e no Processo Civil são os temas da semana

    0

    COLUNA BIBLIOTECA JURÍDICA 012 – 2016 (29/04 a 07/05)

    Por Giuliano F. Miotto, advogado, consultor patrimonial e Diretor Presidente do Instituto Liberdade e Justiça.

     

    DIREITO DE FAMÍLIA

    Prática no Direito de FamíliaTratando de questões tão íntimas às pessoas e à própria sociedade, o direito de família é de indiscutível importância. Todavia, o seu estudo se apresenta, no momento, especialmente difícil, em razão das grandes mudanças e inovações por que passa a sociedade moderna.

    Com efeito, a liberação sexual, a urbanização, a globalização, a inversão dos valores morais, a rápida ascensão da mulher, as uniões estáveis, sejam heterossexuais ou homossexuais, a família monoparental, o relaxamento dos costumes, a fecundação artificial, a popularização do exame e DNA, a Internet são apenas alguns dos fatos que estão provocando profundas mudanças no direito de família, tornando rapidamente inadequadas normas antigas e novas, desafiando constantemente a argúcia do operador do Direito.

    Dentro desse contexto, este livro tem a pretensão de apresentar uma abordagem direta e honesta sobre os principais aspectos do direito de família, comentando, ainda, aspectos processuais particulares das ações que lhe são ligadas. Além disso, fornece modelos de petições iniciais, contestações, exceções, recursos e outras petições, que irão possibilitar uma visão global sobre o instituto.

    Serviço:

    Livro: Prática no Direito de Família

    Autor: GEDIEL CLAUDINO DE ARAUJO JÚNIOR

    7a Edição – 2016

    464 Páginas

    Editora Atlas

     

    PRÁTICA DE PROCESSO CIVIL

    Modelos de Peças no Novo CPCCom o novo CPC, a prática forense civil foi profundamente alterada. O autor reúne as petições previstas no Código de Processo Civil como ferramenta aos estudantes e também aos profissionais que se deparam com a necessidade de consulta à estrutura das peças processuais.

    A obra estabelece premissas para o entendimento da estrutura das peças exigida pelo processo atual, com modelos de fácil compreensão e possibilidade de edição para utilização profissional. Devido a isso, a obra, de grande atualidade, é imprescindível nas aulas de prática civil nos cursos jurídicos e, igualmente, instrumento de consulta para advogados, estudantes e estudiosos do Processo Civil.

    Serviço:

    Livro: Modelos de Peças no Novo CPC

    Autores: LUIZ ANTONIO SCAVONE JUNIOR

    2ª edição (2016)

    352 páginas

    Editora Forense

     

    DIREITO CIVIL

    A Firma, o Mercado e o DireitoPara os juristas, a possibilidade de compreender a firma e o mercado representa, sem dúvida, a oportunidade de se aventurar por uma área promissora do conhecimento. Em meio ao legado de Coase para a teoria jurídica empresarial, é importante que o jurista brasileiro tenha noção da atividade econômica e da necessidade de harmonização dos interesses das partes (o que, no mais das vezes, ocorre por meio do contrato).

    No que toca ao Direito, é sabido que a atividade empresária deixou de depender apenas de ciclos naturais (à exceção do agronegócio) para, em uma perspectiva socioeconômica, reclamar a segurança e a estabilidade das relações jurídicas necessárias à produção e à circulação de bens e serviços.

    Serviço:

    Livro: A Firma, o Mercado e o Direito

    Autores: RONALD H. COASE

    1a Edição (2016)

    278 Páginas

    Editora Forense

     

    *A seleção de obras desta coluna é feita por Giuliano F. Miotto. Caso deseje enviar material para análise e divulgação, basta mandar um e-mail para o endereço:

    giulianomfreitas@gmail.com