Viajando para os Estados Unidos: saiba o que fazer em caso de deportação

Os EUA é o segundo país mais visitado do mundo, e a proteção de suas fronteiras e status imigratório dos estrangeiros sempre foram prioridade ao governo americano. E por possuir leis rígidas de imigração, esta combinação acarreta, claro, em um número altíssimo de deportações. O Governo Bush deportou cerca de 2 milhões de estrangeiros, enquanto o Governo Obama, segundo o New York Daily News, foi responsável por aproximadamente 3,2 milhões de pessoas, se tornando o que mais deportou em toda a história americana.

Uma deportação ocorre quando o Governo dos Estados Unidos, determina que uma pessoa deve deixar o país, seja por ter infringido seu status imigratório, cometido determinado crime em território americano, ou não esteja elegível para entrar nos Estados Unidos em um porto de entrada.

As consequências de uma deportação são diversas, e claro variam de caso a caso, mas em regra, você estará impossibilitado de retornar aos Estados Unidos pelos próximos 5 anos, pelo simples fato de ter sido deportado. Isto não implica, também, que uma pena maior seja imposta a você por outras situações, como mentir, cometer fraude perante a imigração.

Se você for considerado inelegível em um porto de entrada, a principal dica é: NÃO PIORE SUA SITUAÇÃO, ou seja, não faça ameaças ao agente e não minta. Procure, de forma cordial, entender os detalhes da sua inelegibilidade, e ainda que muito difícil, tente “negociar” sua saída voluntária para que não seja decretada a deportação de forma oficial, pois um dia, isso pode ser de grande valia.

Toda informação colhida será preciosa para compreender sua futura situação junto a Imigração americana, seja para um possível processo de waiver, ou simplesmente assimilar suas reais chances de um dia retornar àquele país. Outro fato importante é, guarde toda a documentação relativa a sua deportação, você irá precisar dela numa futura aplicação de visto ou para o processo de Pedido de Perdão (Waiver).

Por outro lado, se você se encontra em procedimentos de deportação em razão de quebra de status em território americano, ou tenha cometido crimes, você precisa urgentemente do auxílio de um profissional capacitado para defendê-lo quando necessário. Em muitos casos é possível reverter ou adiar a deportação. Mas, ainda que não venha a ser possível impedir uma eventual deportação, um bom advogado pode melhorar sua situação para uma futura pretensão de retornar aos Estados Unidos.

Ricardo Machado, advogado do Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração