Imigração não é tema de debate nas eleições presidenciais americanas

Embora a questão da imigração tenha sido uma das favoritas do presidente Donald Trump para atrair eleitores, este ano não é a questão central de sua campanha, focada no medo do “socialismo” e na implementação da “lei e da ordem”.

Além disso, embora ainda na lista de preocupações dos eleitores, uma pesquisa CNBC / Change Research indicou que apenas 15% dos eleitores disseram que a imigração era um problema para eles.

Esses dados contrastam com os 40% que apontam a questão econômica como a mais preocupante, seguidos por 39% que apontam que a Covid-19 é sua principal preocupação.

Além de mencionar a questão da imigração em qualquer de seus eventos, o presidente Trump não lhe dá a mesma atenção que em 2016, quando a frase “build the wall” (construa o muro) ressoou em seus comícios.

Na verdade, nem nos debates presidenciais nem de vice-presidenciais a imigração emergiu como uma questão chave.

Uma reportagem da NBC News com especialistas apontou que as questões urgentes para os cidadãos são de fato o futuro econômico e a pandemia.

“As respostas do presidente ao COVID-19 e à vaga na Suprema Corte obscureceram a imigração porque essas questões são mais urgentes e recentes na mente das pessoas”, disse David Bier, analista de política de imigração do Cato Institute.

Para James Carafano, da Heritage Foundation, a questão da imigração “não é o tipo de problema que realmente moveria muitos eleitores”.

Apesar deles, o ex vice- presidente Joe Biden tem um amplo programa de imigração que contempla a mudança do modelo de deportação e uma reforma que ajuda a proteger os indocumentados.

Entre os eleitores latinos também não há muita diferença em termos de prioridades, já que em uma pesquisa do Pew Research Center em setembro passado a questão ocupava a oitava posição, precedida por economia, saúde, coronavírus, diferenças raciais, crimes

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.