Advogados de imigração pedem apoio para barrar projeto que altera concessão de vistos a estrangeiros

O Projeto SB-386, que redefine uma série de critérios para concessão de vistos a profissionais altamente qualificados, deverá ser colocado em votação no Senado americano nos próximos dias. Advogados orientam clientes a ligarem e enviarem mensagens aos senadores para pedir que a proposta seja negada.

A proposta em tramitação deverá alterar drasticamente a concessão de vistos imigrantes para estrangeiros, inclusive para brasileiros. O projeto altera a forma como a distribuição dos green cards por PERM, EB1, EB2, EB3, EB4 ou EB5 acontece. Atualmente, há uma cota entre países para concessão dos documentos, o que o projeto altera. De acordo com a proposta, não haverá mais distinções entre os países o que vai causar uma longa fila de espera para alguns países.

A medida vai atrasar, e muito, o processo de obtenção do documento de residência permanente. O projeto dispõe que não existirá mais uma porcentagem para cada país em cada categoria de visto e que agora os casos de aplicantes da Índia e da China – que já estão acumulados há anos passarão à frente deixando uma fila de espera de 7 a 17 anos para aplicantes de outros países.

O projeto de lei SB-386, traz uma lei da Justiça para Imigrantes de Alta Qualificação em 2019. A parlamentar representante democrata do Vale do Silício, Zoe Lofgren, e o senador republicano de Utah, Mike Lee, são os principais patrocinadores do projeto que busca resolver o acúmulo de pedidos de green card com base nos vistos usados para contratar portadores de visto H-1B e L altamente qualificados. 80% dos pedidos são de pessoas da Índia que aguardam na fila para obtenção do documento há anos.

Índia e China, por exemplo, que têm casos acumulados há anos, teriam prioridade enquanto solicitantes de países como o Brasil, por exemplo, teriam que aguardar.

Segundo uma tabela disponibilizada pelo próprio departamento de imigração, os peticionários da China e da Índia – que estão com casos protocolados há anos – passariam à frente na fila de concessão dos documentos de residência permanente. O que faria com que os brasileiros, que hoje não enfrentam filas, por exemplo, começassem a ter que esperar por anos para receber seus documentos.

O projeto foi aprovado na Câmara em julho e deverá ser pauta no Comitê Judiciário do Senado na próxima semana. Para a advogada de imigração Carmen Arce, só uma maneira de conseguir barrar esta nova regulamentação que atingirá em cheio os brasileiros: “Estamos fazendo uma força tarefa para ligar aos Senadores e pedir que votem contra a proposta”, afirma a advogada.

Os advogados estão orientando todos que entrem em contato com os Senadores através do link https://onevoxpress.com  e utilizem a seguinte mensagem (em inglês):

“My name is ____ and I am calling to ask the Senator to object to SB386 Fairness for High Skilled Worker Act.”

“Meu nome é __________________ e estou ligando para pedir ao Senador que se oponha à Lei SB386 que muda as regras de imigração para Trabalhadores Qualificados”.

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.