CGE integra projeto de Banco Mundial para modernizar controle interno

A Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) vai integrar o projeto de modelagem de capacitação no sistema denominado Modelo de Capacidade das Auditorias Internas (Internal Audit Capability Model – IA-CM), desenvolvido conjuntamente pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial, com o objetivo de obter apoio da instituição financeira para capacitação e modernização dos órgãos de controle interno no Brasil.

Os níveis de capacidade no modelo proposto fornecem um guia para a melhoria contínua da atividade de auditoria interna, estabelecendo práticas profissionais e procedimentos sustentáveis e uniformemente aplicados conforme os padrões internacionais que regem as atividades do setor público.

A parceria do Banco Mundial com o Conaci foi firmada em 2014 e de lá para cá já houve a avaliação das Controladorias Internas do Maranhão, Piauí e Minas Gerais, participantes do projeto-piloto. A partir de agora, dez outras Controladorias de Estados farão parte do treinamento, que é dividido em duas fases: três dias no Banco Mundial em Brasília e 25 dias no próprio órgão. Após essa fase, haverá a validação dos resultados pelas Controladorias que fizeram parte do projeto-piloto. Da CGE-Goiás, foram indicados para a capacitação os servidores Antônio Fábio Jubé Ribeiro, Cristina Tamiko Nakano e Stella Maris Husni Franco.

Os treinamentos para aplicação da metodologia IA-CM são necessários para adequar os procedimentos das controladorias e capacitá-las para, na sequência, receberem apoio técnico e financeiro do Banco Mundial para modernização das áreas de controle interno no País. A meta é alcançar o mais alto nível de auditoria interna, aperfeiçoando a governança e a gerência de riscos, atuando de forma preventiva para melhoria contínua da gestão pública.