CGE coordenará implantação do Compliance Público no Governo de Goiás

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) é o órgão responsável pela implantação do Programa de Compliance Público do Poder Executivo, que será lançado pelo governador Ronaldo Caiado na segunda quinzena de fevereiro. De acordo com o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o modelo de Compliance Público do Governo de Goiás terá como eixos temáticos a transparência, a ética, a responsabilização e a gestão de riscos.

Controlador-geral Henrique Ziller

Como primeira ação desse programa, Ziller apresentou, nesta segunda-feira (4), à diretoria da Saneago o projeto de consultoria de gestão de riscos que será desenvolvido pela CGE nas secretarias e autarquias. A consultoria terá como alvos iniciais secretarias que trabalham com maior volume de recursos financeiros, tais como Saúde, Educação, Economia e Segurança Pública. Da apresentação na Saneago participaram o presidente, Ricardo Soavinski, e toda a diretoria da empresa, além do subchefe, chefe de gabinete e superintendentes da CGE.

O controlador-geral do Estado reforçou que para a implantação da gestão de risco é imprescindível a parceria e o comprometimento da alta direção dos órgãos. Ele pontuou ainda que o trabalho de análise em cada unidade envolverá no mínimo as áreas de licitação, folha de pagamento e fiscalização de execução contratual. Caberá aos órgãos a implantação e execução da gestão de risco, em atuação com as assessorias de controle interno.

Para Ricardo Soavisnki, uma empresa de tamanha importância para os cidadãos goianos como é a Saneago exige uma gestão técnica e eficiente, daí o principal ponto positivo dessa aproximação com a CGE. Segundo ele, a atual administração criou a Superintendência de Governança e já iniciou o levantamento de pontos que representam risco para a gestão. Os dirigentes definiram que o próximo passo será a realização de uma reunião operacional entre as áreas técnicas da CGE e Saneago para definir o plano de trabalho.