Centrais de Intérpretes prometem facilitar comunicação de deficientes auditivos

As Centrais de Intérpretes de Libras, a serem inauguradas pelo Governo de Goiás em dezembro próximo, terão como finalidade facilitar a comunicação de pessoas portadoras de deficiência auditiva, possibilitando a elas o acesso e o exercício pleno e equitativo aos seus direitos de cidadãos.  “Disponibilizando essa central à população, o governo vai dar mais qualidade de vida e mais dignidade para as pessoas surdas, possibilitando que a comunicação possa ser feita como tem que ser feita, proporcionando a essas pessoas acesso com dignidade e justiça”, afirmou o secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, durante o recebimento de dois veículos para essas centrais, fornecidos pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na última terça-feira.

“A importância desses veículos é enorme, mas o maior feito é que eles irão equipar duas centrais que farão a comunicação para as pessoas portadoras de deficiência auditiva nos canais comuns. Por exemplo: se uma pessoa  precisa marcar uma consulta com um urologista, essa pessoa vai se dirigir à central e um intérprete na linguagem brasileira de sinais irá acompanhá-la ao médico, uma vez que provavelmente o  médico não saberá a linguagem de libras e o paciente não saberá se comunicar por outra forma”, explica o secretário.

Segundo Henrique Arantes, as centrais farão ainda o atendimento à distância. “Às vezes um deficiente auditivo que precisa falar numa central de atendimento a cartão de crédito, por exemplo, ele poderá resolver isso por telefone e de forma imediata através do intérprete”, exemplifica novamente.

De acordo com o secretário, para a instalação das centrais já foram obtidos móveis, veículos e impressoras em braile e mais de 10 intérpretes já foram selecionados para prestar o atendimento inicialmente,  além de quatro motoristas. As centrais terão atendimento 24 horas e vão funcionar em um Vapt Vupt Inclusivo ou Vapt Vupt Referencial, que deverá ser inaugurado em 03 de dezembro, na Rua 4, Centro de Goiânia.

A criação das Centrais de Intérpretes de Libras faz parte do Plano Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Goiás Inclusivo, que tem como a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas públicas, o acesso e o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, com segurança e autonomia.

Como funcionará a Central de Intérprete de Libras?
A central, do Vapt Vupt Referencial, irá receber as mensagens digitais (por SMS de telefontes; e-mails; e até vídeos de webcam) das pessoas surdas, com a solicitação do auxílio de um intérprete de libras em local e horário marcados. Após registro da solicitação, o intérprete se deslocará ao local determinado e auxiliará a comunicação entre a pessoa surda e o atendente do serviço público desejado.

A central de intérpretes de libras buscará facilitar, entre outras coisas,  o atendimento em hospitais, o registro de documentos e  o registro de ocorrências em delegacias.