As chances de crescimento profissional estão entre os quesitos básicos para qualquer um que pleiteia uma oportunidade de trabalho. Seja para estagiários ou jovens profissionais, essa ascensão é sempre motivo de orgulho e sinal de sucesso. Empresas e entidades públicas ou de classe já sabem que o velho jargão “valorizar a prata da casa”, ou aproveitar o capital humano presente na empresa, é extremamente vantajoso.
Exemplo da aplicação dessa prática é a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) que, desde o início de 2016, vem apostando na profissionalização de seu quadro de colaboradores. A entidade adotou medidas como a seleção pública para novas contratações e a busca de talentos entre os profissionais já lotados na entidade.
O objetivo é garantir o bom atendimento aos beneficiários, o que vem sendo feito também com outras medidas como a aprovação de resolução, em janeiro de 2016, que regulamenta a seleção de novos funcionários e veta a contratação de familiares dos diretores eleitos para a entidade.
O presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota, explica que a entidade precisa dar exemplo para a administração pública. “Acreditamos que, mesmo sendo um serviço independente do sistema público, de categoria ímpar no sistema Jurídico brasileiro, podemos e seremos exemplo”, afirmou à época.
Desde então, os candidatos às novas vagas passam por diversas etapas no processo seletivo, com provas de português e matemática, teste psicológico, avaliação de conhecimentos específicos e entrevista individual. Os selecionados são contratados sob regime celetista e, além dos direitos garantidos por lei, recebem a chance de trabalhar em um ambiente que acredita no desenvolvimento dos talentos profissionais de seus colaboradores.
Para a analista de recursos humanos, Fabiany Reis, é de grande importância que o colaborador se sinta valorizado, o que traz benefícios para o funcionário e também para a entidade. “É importante para que o funcionário se sinta parte do desenvolvimento da empresa. E, engajado, busque mais crescimento para si e para a organização”, afirma Fabiany.
Entre as dicas para conseguir se dar bem profissionalmente estão o foco nos estudos, a compreensão detalhada de sua área de atuação, a aceitação a críticas, o engajamento com todas as áreas, além da paciência e humildade.
Conquista
O assistente de Tecnologia da Informação (TI) Webert Ribeiro é um exemplo dessa nova fase de apostas da entidade. Webert entrou na Casag como estagiário da área de informática, onde ficou por um ano e nove meses, enquanto concluía a faculdade. Na mesma época, a Casag divulgou a abertura de novas vagas na área de informática e, mesmo concorrendo a outras oportunidades, o estagiário decidiu se inscrever.
“Outras empresas me deram oportunidade e eu fiquei em dúvida sobre qual escolher. Mas como eu já conhecia bem a Casag e sabia que era uma entidade grande, percebi que teria mais chances de crescimento aqui”, conta. O processo enfrentado por ele teve mais de 1.500 inscritos, disputando três vagas.
“Acredito que no período em que fui estagiário, consegui mostrar porque fui escolhido, porque me deram oportunidade. Fiquei muito feliz em ver que todos os meus esforços como estagiário valeram à pena. Acho que viram que eu era uma pessoa muito interessada em crescer aqui dentro”, afirma Webert.
“Novos conhecimentos”
Já o assistente administrativo Matheus Martins começou a sua história na Casag como jovem aprendiz. Durante um ano e seis meses, ele auxiliou o departamento de comunicação e eventos. “Minha experiência na Casag foi surpreendente e me trouxe novos conhecimentos. A Casag abriu uma porta excelente pra mim, uma nova visão do que é o mundo do trabalho. Quando meu contrato acabou, eu fiquei um pouco chateado, mas logo eu vi que tinha um processo seletivo aberto, me inscrevi, passei e agora estou aqui outra vez”, diz Matheus.
Efetivado há pouco mais de um mês, Matheus afirma que na Casag os colaboradores têm total apoio e incentivo para crescerem como profissionais. “A Casag dá oportunidade de crescimento aos funcionários. Eu passei de um simples jovem aprendiz para um auxiliar administrativo através dos conhecimentos que eu adquiri aqui. Eu via que o pessoal estava de olho em mim, então eu procurei mostrar cada vez mais o meu potencial para que essa contratação desse certo”, confessa.
Dicas para conquistar seu desenvolvimento profissional
1. Estude. Busque sempre agregar o maior número de conhecimentos técnicos e experiências práticas aos seus conhecimentos.
2. Entenda sua área de atuação. Além de trabalhar em determinada área ou departamento, é preciso conhecer com detalhes os seus processos e as melhores formas de executá-los.
3. Saiba ouvir. Todos cometem erros, nessas horas, saber ouvir críticas e evoluir com elas é fundamental.
4. Seja proatividade. Executar bem sua função e bom, mas diferencial é dar ideias, estar engajado com todas as ações e projetos, ser curioso e criativo.
5. Tenha humildade e paciência. Além da aplicação de seu conhecimento, haverá momentos em que você terá que fazer uso de suas habilidades emocionais por estar lidando com pessoas. Além da paciência, busque sempre ser humilde e não deixe a vaidade se sobressair com seu crescimento profissional.