Bilhetes para Área Azul de Campinas começam a ser vendidos nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (21), quando se inicia a venda dos bilhetes para o estacionamento da Área Azul em Campinas, a titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMT), Patrícia Pereira Veras, e equipe farão uma visita técnica ao bairro. Na ocasião, Patrícia Pereira Veras concederá entrevista coletiva no Mercado de Campinas, às 9 horas.

A secretária afirma que os bilhetes para a Área Azul serão comercializados em mais de 250 postos de venda, que foram cadastrados pela SMT e serão identificados pelo selo “Temos Área Azul”. O valor de cada bilhete, que será exigido para o estacionamento de veículos, é de R$ 0,90 por até duas horas.

Segundo Patrícia, a venda dos bilhetes começa em caráter educativo. Desde o dia 2 de setembro, equipes de 20 agentes de trânsito estão no bairro, fazendo a distribuição de material educativo e transmitindo informações sobre o funcionamento da Área Azul para a população.

O trabalho educativo continuará até novembro, quando a SMT informará a data que começará as autuações. A secretária de Trânsito afirma que o principal objetivo da Prefeitura de Goiânia com a Área Azul é garantir uma oferta maior de vagas de estacionamento a partir da rotatividade.  

“A implantação do projeto priorizou o diálogo com a comunidade e está sendo realizada de forma transparente e democrática. A Área Azul em Campinas vai democratizar o uso de vagas de estacionamento rotativo a partir da regularização da área pública. A rotatividade do estacionamento garantirá o acesso a mais pessoas, bem como melhorará a circulação pelo bairro”, diz.

A Área Azul em Campinas terá 2.560 vagas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os locais que estão recebendo as sinalizações da Área Azul são as ruas Jaraguá, Quintino Bocaiúva, Rio Verde, Benjamin Constant, Santa Luzia, Ipameri, Pouso Alto e Senador Jaime e as avenidas Alberto Miguel, Honestino Guimarães, São Paulo, Minas Gerais e Anhanguera.

Motociclistas não vão precisar adquirir o bilhete, mas poderão estacionar somente nos locais destinados às motos. Nas vagas para idosos e deficientes, também não é preciso utilizar o bilhete da Área Azul, mas é necessário o uso dos cartões do Idoso e de Pessoas com Deficiência que comprovem o direito ao estacionamento. Os cartões são emitidos pela SMT.

De acordo com a secretária, a Área Azul vai permitir uma melhor organização do trânsito na região. Patrícia Veras explica que a política de mobilidade urbana e sustentabilidade da Prefeitura de Goiânia tem como propósito beneficiar a cidade com serviços e projetos que garantam maior organização do trânsito, prioridade ao transporte coletivo, fluidez dos veículos e segurança para condutores de veículos, ciclistas e pedestres.