Balanço de reclamações na Black Friday atinge mais de 5,6 mil queixas

O site Reclame Aqui divulgou um balanço geral de reclamações feitas por consumidores durante a Black Friday. No total, o site calculou um total de cerca de 5,6 mil reclamações contra lojas virtuais. O site também fez um ranking elencando quais são as empresas participantes mais reclamadas.

O ranking foi atualizado em tempo real desde a 0h de sexta-feira (29/11). De acordo com a lista, até a manhã deste sábado (30/11) o site Extra.com.br lidera em número de reclamações, com um total de 575 queixas; em segundo, o Submarino com 481 e em seguida o Ponto Frio com 384. O Walmart e o Magazine Luiza também integram o ranking. Confira a lista completa neste link.

De acordo com informações do portal G1, o Walmart disse em nota que todas as dúvidas dos consumidores no Reclame Aqui no período foram esclarecidas com contatos telefônicos ou por meios eletrônicos, inclusive as que não diziam respeito à Black Friday. Além disso, o Magazine Luiza informou ter reforçado a estrutura do site para o evento e que firmou compromisso com a Fundação Procon-SP por um atendimento adequado na Black Friday. As outras empresas ainda não se manifestaram a respeito.

No entanto, o Procon-SP divulgou uma série de relatos sobre problemas na Black Friday, como  instabilidade dos sites, preços cheios aumentados para dar a falsa impressão de que o desconto era maior (“maquiagem de desconto”), descontos muito pequenos perto da expectativa gerada e “carrinhos de compra” esvaziados na conclusão da transação.

As queixas foram monitoradas através de uma campanha feita pela Fundação nas redes sociais, em que os consumidores utilizaram a hashtag #deolhonaBlackFriday. O Procon informa que os problemas relatados serão investigados, em especial a “maquiagem de desconto”, para eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor, passíveis de denúncia ao Ministério Público.