Audiência vai discutir retificação imediata do edital do concurso da PM-GO

Como defensor assíduo dos direitos dos trabalhadores, o deputado Mauro Rubem (PT-GO) em parceria com o deputado Major Araújo (PRP-GO), realizarão na próxima terça-feira (22/10) audiência pública “Convocação dos concursados da polícia militar para o fortalecimento da Segurança Pública”, cujo objetivo será discutir o concurso público realizado pela Polícia Militar do Estado de Goiás e a contratação temporária dos militares do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual. O evento será realizado no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, a partir das 13h30.

De acordo com Mauro Rubem, a categoria reivindica a retificação do edital do concurso da PM realizado para prover 60 vagas para cadete e 1050 para soldados. Portanto, os editais versam que o cadastro de reservas será composto por apenas 10% do número de vagas, isto é, seis aprovados para cadete e 105 para soldado. No entanto, a categoria afirma que esse número é insuficiente para suprir o número de desistentes que haverá, tendo em vista que muitos aprovados na PM-GO também lograram êxito em outros concursos.

“O governo do Estado contrata reservistas e não preza os concursados. O governo não celebra novos contratos – o último concurso foi realizado em 2010 – o Comando da PM tenta suprir a falta de militares oferecendo atividade extra remunerada. Atualmente, esses profissionais enfrentam uma jornada de trabalho exorbitante, acima de 24 horas, o que afeta sobremaneira a saúde física e mental e, como consequência, temos uma população à mercê da insegurança”, frisou o petista.

Nessa perspectiva, o deputado visitou na manhã da última terça-feira (16) o acampamento montado pelos aprovados no concurso da PM na porta do Ministério Público. A categoria luta pela valorização profissional e a retificação imediata do edital do concurso. Para o parlamentar, “o governo estadual precisa entender que é fundamental investir na sociedade e na segurança. O governador se esqueceu dos compromissos com os trabalhadores. Esse é um governo para os empresários. O servidor público que trabalha pela sociedade e pela segurança precisa ser valorizado”, finalizou.