Audiência pública sobre questão da mulher contesta extinção da Semira

Muitas críticas foram feitas na manhã desta terça-feira, durante audiência pública presidida pela  deputada Isaura Lemos (PSDB), à possível extinção da atual Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Social (Semira). A reforma anunciada pelo governador Marconi Perillo prevê a extinção da pasta, que passará a integrar a Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Trabalho, e será votada amanhã (3) pela Assembleia Legislativa.

A reforma foi duramente criticada pelos participantes, que negaram que tenha ocorrido consulta à Semira antes da decisão do governo. Estiveram presentes representantes de movimentos feministas, LGBT e de igualdade racial. Esta é a quarta manifestação contrária à reforma, seguindo profissionais da cultura, agriculta e da agência prisional.

Para tentar evitar a extinção da Semira, um abaixo foi elaborado para ser entregue no Palácio das Esmeraldas, exigindo uma audiência com o governador, além da participação na escolha do secretário da nova pasta, e que este seja uma mulher. Cerca de 40 entidades ligadas aos direitos humanos assinaram o documento.