Quem se beneficia da nova Lei de Imigração dos EUA?

Quando, há alguns dias, o presidente Obama anunciou seu novo plano de imigração, a expectativa foi muito grande, seguida de uma certa frustração. Muitos esperavam uma anistia geral, um perdão amplo a todos os ilegais, o que não aconteceu.

Existem hoje nos Estados Unidos mais de 11 milhões de ilegais. Se o programa de reforma imigratória não vai atingir a todos, pelo menos, alcançará uma grande parcela desta população, algo em torno de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas.

Muitos ainda estão inseguros em relação às novas Leis, principalmente porque não se trata de um “Green Card” e sim uma permissão de trabalho por três anos, para aqueles cidadãos que se enquadram dentro das seguintes categorias:

– Estar presente em território americano há pelo menos cinco anos;

– Ter um filho com cidadania americana ou residência permanente (‘green card’), nascido antes de 20 de novembro de 2014, sem importar a idade;

– Para os jovens: estar presentes em território americano desde 1º de janeiro de 2010, ter chegado aos Estados Unidos antes dos 16 anos, ter completado ao menos o ensino médio e não apresentar antecedentes criminais;

Mas é importante ressaltar que é um primeiro passo. Não existem mágicas, as mudanças têm que acontecer gradativamente.

Muitos ilegais estão com medo de se registrarem neste programa, por acharem que estarão expostos e poderão ser deportados com mais facilidade. Mas é importante lembrar o próprio pronunciamento do Governo Obama, quando disse “os Estados Unidos sempre serão uma nação de imigrantes”, e que reunir e deportar milhões de ilegais não é nenhuma solução para este problema tão complexo.

É evidente que, quando fala que quer que os imigrantes “saiam das sombras e fiquem em dias com a lei”, o Governo Americano também está falando em impostos. Pois, quem se beneficia de toda a estrutura de um país de primeiro mundo como os Estados Unidos, deve sim manter o pagamento de seus impostos em dia.

Mas há um público de imigrantes que será grandemente beneficiado com as novas Leis de Imigração Norte Americanas, os investidores estrangeiros (empresários que queriam abrir filiais ou novas companhias nos EUA), pesquisadores, cientistas e trabalhadores qualificados. Obama, simplesmente, escancarou as portas americanas para os estrangeiros com este perfil. Demonstrando porque os Estados Unidos saíram da crise de 2008 e alavancaram a sua economia com força total e com um PIB em franco crescimento. Com a visão do futuro de quem aposta na educação como caminho de crescimento e de quem vê no empreendedor, seja ele de pequeno, médio ou grande porte um parceiro do Estado, gerador de empregos e impostos. O USCIS  (United States Citizenship and Immigrations Services) têm a missão de modernizar, melhorar e tornar claros os programas de imigrantes e não imigrantes que vão fazer crescer a economia americana. Desenvolvendo métodos para alocar vistos de imigração com rapidez e eficiência para start-up de empresas, pesquisadores, engenheiros, inventores, bem como para estudantes interessados em mestrados e doutorados.

Portanto, se você se enquadra em algum destes perfis acima, os Estados Unidos estão de portas abertas pra te receber. E nós, do Law Offices of Witer DeSiqueira estamos prontos para te levar até lá.

*Witer DeSiqueira é advogado especialista em Serviços Internacionais