José Guilherme Gerin*
O secondment jurídico é um modelo de prestação de serviços em que advogados de escritórios de advocacia são alocados para atuar, temporariamente, no dia a dia empresarial. A prática permite que empresas, que não possuem departamentos jurídicos estruturados, ou que estão desfalcados, contem com o trabalho e assessoria de especialistas inseridos em sua rotinha de trabalho de forma interativa, ágil, próxima e estratégica.
Esse modelo contratual se tornou tendência durante a pandemia por sua eficiência, flexibilidade e, também, por facilitar demandas do desenvolvimento corporativo no Brasil, país com legislação complexa e burocrática. O modelo representa uma valiosa oportunidade para empresas que buscam soluções jurídicas personalizadas e altamente estratégicas.
Ao inserir advogados diretamente no ambiente da sua empresa, a compreensão das demandas jurídicas torna-se “íntima” e direcionada. Esta proximidade permite a entrega de orientações legais precisas e adaptadas, alinhadas aos objetivos estratégicos e ao contexto operacional de cada empresa. Além disso, ao contratar o serviço, a companhia obtém mais tempo disponível para gerir estrategicamente o time e adquirir mais qualidade às suas entregas, com mais economia à empresa, evitando sobrecarregar a equipe.
As vantagens são inúmeras, especialmente quando se trata de projetos específicos. Ao enfrentar demandas com prazos determinados e a ausência de profissionais qualificados na equipe, o secondment se revela uma solução eficaz, permitindo a alocação temporária de especialistas para atender às necessidades pontuais da empresa. Além disso, em situações de aumento repentino na carga de trabalho, a contratação de profissionais por meio do secondment amplia a capacidade operacional da empresa, assegurando a entrega eficiente e pontual dos projetos aos clientes.
A flexibilidade do programa também se destaca na cobertura de licenças e desligamentos, garantindo que a continuidade das operações não seja comprometida durante ausências temporárias de membros da equipe. Em sintonia com as dinâmicas do mercado de trabalho, se torna uma solução estratégica para suprir necessidades imediatas da empresa, oferecendo uma alternativa viável quando a contratação tradicional não é possível ou desejada.
A interação direta do profissional contratado com a equipe possibilita a fusão de conhecimentos, criando uma sinergia entre a expertise jurídica e a compreensão única das operações da empresa contratante. Isso resulta em soluções inovadoras e altamente estratégicas, focadas no suporte à tomada de decisões fundamentadas.
O aspecto colaborativo do secondment também funciona como uma via de mão dupla, em que a troca de conhecimento é enriquecedora para ambas as partes. O time absorve as nuances e particularidades do ambiente do cliente, enquanto contribui com insights jurídicos valiosos, permitindo respostas rápidas e eficientes para desafios complexos.
Na realidade, o secondment é muito mais do que uma prestação de serviços. É um elo de cooperação entre empresas, uma oportunidade de crescimento e aprimoramento mútuo. O trabalho conjunto de advogados e com novas equipes resultará não apenas em soluções jurídicas eficazes, mas também em uma parceria duradoura baseada em confiança, compreensão e excelência.
*José Guilherme Gerin é advogado e gerente de Operações da Finch.