Aumentam ainda mais as dificuldades para emissão de visto pelos Estados Unidos

De acordo com relatórios vindos do Departamento de Segurança Americana (DHS), os aplicantes para qualquer tipo de visto, deverão experimentar atrasos de processamento devido ao escrutínio intensificado durante a temporada de verão e mesmo depois disto. O Departamento de Estado emitiu várias notificações a seus postos diplomáticos e consulares que foram divulgados publicamente, solicitando um maior escrutínio e considerações adicionais e se necessário, buscar verificações adicionais para conceder um visto, e limitando as entrevistas de vistos a 120 por funcionário consular por dia, assim dando mais tempo a este funcionário de fazer decisões negativas mais intensas.

Para dar suporte a estas solicitações, os oficiais consulares poderão fazer aos solicitantes de vistos, perguntas de sondagem muito mais rígidas e “nebulosas”.  Também como já relatado em nossas newsletters anteriores, a intensificação de análise das redes sociais dos solicitantes.  Também poderá ser solicitado acesso aos contatos de telefone celular, senhas de mídia social, registros financeiros e ideologia.  O texto original traz alguns itens que serão considerados:

√    Aumentar o foco em examinar minuciosamente os pedidos de visto não só para os fatores de segurança, mas também para todos os outros fatores de elegibilidade; oficiais consulares não devem hesitar em negar um visto de candidatos que o oficial acredita não pode ser elegível ou pode deixar de cumprir os requisitos da categoria particular visto.

√    Os postos consulares são convocados a elaborar uma lista de critérios que identifiquem grupos de populações, que justifiquem um maior controle devido aos fatores de aplicação da lei e de inteligência; se um candidato estiver dentro desse conjunto de critérios e for elegível para o visto, os OFICIAIS AINDA DEVEM CONSIDERAR SOLICITAR UMA OPINIÃO DE SEGURANÇA A SEUS SUPERVISORES.

√    Verificação OBRIGATÓRIA das mídias sociais para os candidatos que visitaram ou estiveram “presentes em um território em que foi ou está controlado pelo ISIS”. Os funcionários consulares são instruídos a encaminhar os requerentes que possam estar ligados ao ISIS ou a outras organizações terroristas ou “ter estado num território controlado pelo ISIS” para a Unidade Consular de Prevenção de Fraudes para uma revisão obrigatória das redes sociais e considerar os resultados.

√    Os postos consulares não deverão agendar mais de 120 entrevistas de vistos por consular officer por dia; isso pode causar atrasos de entrevistas.

São medidas preliminares. Podem ser introduzidas medidas de rastreio adicionais com base nas conclusões dos grupos de trabalho interinstitucionais que analisarão os perfis de candidatos por região.

*Witer DeSiqueira é advogado do Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.