Danilo Vasconcelos*
Tentarei ser sucinto, eis que, atualmente, escrever muito costuma afugentar boa parte dos leitores. A advocacia, assim como nossa sociedade, passa por uma acelerada transformação. As tecnologias, a facilidade de acesso às informações, as redes sociais, assim como o aumento exponencial do número de advogados impactam a carreira desse profissional. Tudo isso traz muita ansiedade – cada vez mais presente nas novas gerações.
E são os estudantes e advogados em início de carreira que pretendo alcançar. Sou professor há alguns anos e, em razão disso, dialogo muito com acadêmicos e iniciantes na advocacia. Percebo que essa nova geração quer “chegar lá” muito rápido, talvez por acreditar no sucesso instagramável de alguns de seus pares.
Noto que muitos sofrem por não serem os melhores para precificar ou falar em público, por exemplo. Mas é importante explanar que existem vários perfis de advogados.
Brinco que podemos fazer uma analogia ao futebol. Um time precisa de um goleiro, um lateral direito, que é diferente da função do lateral esquerdo, zagueiros, primeiro volante, segundo volante, meia direito, meia esquerdo, centroavante, ponteiros, treinador, etc. Cada qual precisa desempenhar bem sua função. O Neymar não seria um bom zagueiro ou um goleiro. O Taffarel não seria um exímio atacante.
Na advocacia – também – existem várias funções. Peticionar, captar clientes, fazer audiência, perguntar e ficar calado, intervir na hora certa, ter boa relação com os pares e com as autoridades, sustentar oralmente, se relacionar com os clientes, precificar e ter coragem de cobrar, gerenciar uma equipe, fazer contrato, fazer júri, acompanhar inquérito, questões administrativas, etc., etc., etc.
Diante disso, jovem profissional, não desespere, cada um tem seu tempo, seu estilo, sua forma de trabalhar e seus talentos. Ninguém – ou quase ninguém- desempenhará todas ou muitas das mencionadas funções com maestria. Se você for muito bom em apenas uma função é provável que terá sucesso. Siga seu caminho sem comparações, sem pressa, seja ético, leal, humilde, controle sua vaidade, estude, se qualifique e trabalhe duro, sua hora vai chegar.
*Danilo Vasconcelos é advogado criminalista, professor universitário, mestre e doutorando em Ciências Criminais e presidente da Comissão Especial de Defesa do Tribunal do Júri da OAB-GO.