Aprovado projeto de lei que autoriza empréstimo de R$ 1,9 bilhão para Celgpar

 O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou na tarde desta segunda-feira (16/12) em primeira votação o projeto do Governo de Goiás que autoriza o Poder Executivo a conceder garantias e contragarantias para a obtenção de financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF), pela companhia Celg de Participações (CelgPAR).  A proposta recebeu o voto contrário dos deputados Mauro Rubem (PT), Simeyzon Silveira (PSC), José Essado (PMDB) e Ney Nogueira (SDD).

O pedido de empréstimo de R$ 1,9 bilhão foi protocolado na manhã desta segunda-feira na Assembleia Legislativa. O projeto visa a obtenção de garantias por parte da Casa com relação à contrapartida do Estado para a confirmação do financiamento, que terá prazo de 15 anos, com juros de 6,80% – e haverá 36 meses de carência.

Pela manhã, em entrevista ao Jornal Opção Online, o presidente da Celg Participações, Fernando Navarrete, afirmou que a concretização do empréstimo “resolveria tudo” em relação à distribuição e capitação de energia no Estado. Questionado sobre quando os valores da Caixa seriam repassados para a companhia, o diretor disse que o prazo depende de uma “tramitação burocrática entre a Caica Econômica Federal e o Tesouro Nacional”. Entretanto, espera-se que a aplicação dos recursos ocorra ainda esse ano.

O dirigente ressaltou também que o governo federal deve renovar os contratos de concessão por mais 30 anos, o que deve dar mais tempo de fluxo de caixa para a estatal.