Aprovado PL que prevê a criação e manutenção, em Goiás, de bancos de sangue veterinários

Publicidade

Foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei no 7631/21, de autoria do deputado Charles Bento (MDB), que institui a Campanha Vida Animal para estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. A propositura segue agora para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado.

O parlamentar justifica a proposta alegando que a doação de sangue animal é uma prática ainda desconhecida, com poucos adeptos, fazendo com que seja necessária a criação de meios para a sua divulgação.

Para doar, os animais precisam passar por vários testes clínicos, com objetivo de verificar se estão em boas condições de saúde. A doação é realizada por meio da veia jugular e o sangue é coletado em um bolsa, como como acontece com os humanos. Os cães, por exemplo, podem doar até 450ml, já os gatos até 40ml.

Ele explica que os cães não podem doar ou recebe sangue dos gatos, já que a tipagem sanguínea é distinta. Em relação aos cães, há 13 tipos sanguíneos, variáveis, inclusive, entre animais de uma mesma raça, ao passo em que os gatos podem pertencer a três tipos de sangue. “Em todas as doações é realizado o teste de compatibilidade entre doador e receptor, o que justifica a necessidade de relevância da criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos”, frisa o parlamentar.