
Uma articulação institucional entre a Comissão Especial de Direito Internacional (Cedi) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o Centro Internacional de Negócios de Goiás (CIN-GO) resultou na indicação da advogada Mariane Stival, presidente da CEDI, para integrar o Conselho Temático de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
O convite foi feito durante reunião realizada nesta segunda-feira (19), na sede da Fieg, em Goiânia, que contou com a presença da Diretoria da comissão e do consultor em comércio exterior e relações internacionais Carlos Stuart, representante do CIN-GO.
O encontro teve como objetivo o fortalecimento da internacionalização de empresas goianas, por meio de uma atuação conjunta entre as entidades, aliada à capacitação da advocacia para os desafios jurídicos que envolvem o processo de inserção empresarial no mercado internacional.
Ao aceitar o convite, Mariane Stival destacou a importância da atuação integrada no avanço da pauta. “Recebo este convite com muita honra. Trata-se de um Conselho de alta relevância para a internacionalização de empresas do nosso Estado. Há muito trabalho a ser feito, pois a internacionalização não se restringe à importação. É um processo muito mais amplo”, frisou.
Segundo ela, como presidente da Comissão Especial de Direito Internacional, “vejo essa união inédita como uma oportunidade concreta de expansão das entidades em seus objetivos comuns, voltados à difusão da internacionalização e à capacitação de profissionais para atuarem nesta frente”.
Conselheira da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, Mariane Stival também ressaltou os avanços institucionais registrados em Goiás. “Fico feliz em ver que o Estado avança, de forma consistente, nas diversas vertentes da internacionalização, fortalecendo não apenas a economia, mas também o ambiente jurídico e institucional necessário para sustentar esse crescimento”.