Seduc leva projeto contra bullying para o ensino médio

Instituído na rede pública estadual no ano passado, o projeto Tosco em Ação, de combate ao bullying e à violência escolar, será ampliado na rede pública estadual e contemplará estudantes do Ensino Médio a partir de março deste ano. Profissionais que atuarão como multiplicadores do projeto nas 40 Subsecretarias Regionais de Educação participaram de capacitação promovida, nesta semana, pela Gerência de Formação Central da Superintendência de Inteligência Pedagógica e Formação.

A principal pauta da capacitação foi o detalhamento de diretrizes e orientações para a expansão do Tosco em Ação que, em 2013, começou a ser desenvolvido com estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e com algumas turmas da 1ª série do Ensino Médio. O projeto tem como pilar o livro Tosco, escrito pelo psicólogo Gilberto Mattje. O livro trata da história de um adolescente de baixa renda que teve problemas de relacionamento familiar na infância, presenciou cenas de agressão em casa e acabou seguindo o caminho das drogas, do alcoolismo e do bullying.

Multiplicadores
Nas subsecretarias, os multiplicadores ficarão responsáveis por disseminar estratégias de aplicação do conteúdo, além de repassar todas as informações necessárias aos diretores, coordenadores pedagógicos e professores, sensibilizando estes profissionais sobre a importância do desenvolvimento deste trabalho. Professores e estudantes de Ensino Médio que passam a ser contemplados pelo projeto, terão a disposição o livro Tosco, cujo conteúdo será trabalhado em consonância com os Cadernos Educacionais – material de apoio produzido pelos próprios professores da Secretaria da Educação – e com o currículo unificado da rede pública estadual.

“No Ensino Fundamental, o Tosco em Ação tem alcançado resultados bastante expressivos, o que demonstra o sucesso desta iniciativa em nossas escolas. Este é o caminho: trazer o questionamento e a responsabilidade para o jovem como agente da paz na comunidade em geral”, explica a professora Valéria Marques de Oliveira, gerente de Formação Central da Seduc. “O êxito obtido até aqui é fruto do envolvimento dos gestores, coordenadores e professores que, nas unidades educacionais, têm abraçado a proposta e se dedicado a trabalhar temas tão importantes como bullying e violência escolar. Agora, com os alunos do Ensino Médio, não será diferente; tem tudo pra dar certo”, aposta a gerente.

Coordenadora do projeto Tosco em Ação, Ednalva Soares de Carvalho afirma que “instigar a reflexão e transformar a realidade social também é papel da escola”. Assim, criamos condições reais de desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e pacífica, onde os estudantes são os condutores desta nova consciência”, conclui.