Valor da anuidade da OAB pode ser usado em benefícios na ESA e Casag

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) iniciam nesta sexta-feira (15) um projeto pioneiro no sistema OAB. Trata-se da “Anuidade Vai e Volta”: agora, todos os advogados inscritos na seccional goiana recebem o valor pago da anuidade em créditos, que poderão ser usados em benefícios da ESA e da Casag.

Na prática, metade do valor pago é transformada em créditos para serem usados nos serviços disponibilizados pela Casag e a outra metade em cursos oferecidos pela ESA. O profissional que pagou à vista a anuidade no exercico de 2018, o equivalente a R$ 992, recebeu 496 créditos para serem usados em serviços da ESA e 496 créditos em benefícios oferecidos pela Casag.

A validade, de acordo com o diretor-geral da ESA, Rafael Lara Martins, explica que os créditos expiram no fim do ano (até 31 de dezembro). “O objetivo do programa é que a anuidade volte integralmente ao advogado. Os 100% do valor pago voltam de forma direta para o advogado”, explica Rafael Lara. “Fora o retorno de forma indireta que a atual gestão promove, com benefícios à advocacia em estrutura, por exemplo”.

Rafael explica, ainda, que haverá apenas uma restrição. Os créditos não poderão ser usados em cursos oferecidos por alguns parceiros da ESA. No ato da inscrição em cursos promovidos pela ESA, os profissionais poderão marcar a opção de utilização dos bônus na página da inscrição do curso pretendido.

Pela Casag, o advogado poderá trocar os créditos para locação do salão do CEL da OAB e serviços como cópias e estacionamento à advocacia. Para utilizar os benefícios, o advogado ou a advogada deve apresentar a carteira de identificação profissional da Ordem e o comprovante de pagamento da anuidade.

Facilidade

A quantidade de créditos computados é variável e depende da forma de pagamento – à vista, com ou sem desconto, ou parcelada em até 11 vezes – e do tempo de inscrição, que definem o valor da taxa.

O advogado que opta pelo pagamento parcelado receberá, em créditos, 50% do valor de cada parcela paga.

O advogado não precisará entrar em contato com nenhum funcionário da Ordem para pedir o crédito. Já foram creditados os créditos para todos os advogados que pagaram a anuidade à vista e os que iniciaram o pagamento das parcelas, desde a meia noite desta sexta-feira.

Todos serão contemplados, inclusive os advogados que parcelaram o pagamento da anuidade.

O crédito é computado de acordo com o pagamento de cada parcela, após confirmação bancária. “Na prática é dinheiro no bolso do advogado”, resume Rafael Lara.

Subseções

O presidente da Casag, Rodolfo Mota, declara que o projeto também se estende aos advogados e às advogadas que atuam nas subseções. “O escritório compartilhado que poderá ser utilizado e todos os outros serviços à disposição na Capital e aos que estejam em trânsito.

Além deles, os serviços oferecidos na regional, por exemplo impressões, digitalizações e outros que em breve serão ampliados para atender ainda melhor as subseções”, detalha.

“Nós desenvolvemos este projeto com o objetivo de dar aos advogados a oportunidade de administrar o investimento feito por ele na advocacia. Agora os colegas terão de volta todo o valor pago da anuidade em serviços diversos que são de seu próprio uso”, diz. Fonte: OAB-GO