Dois homens são indiciados pela Polícia por incêndio em fórum de Iporá

Ruan
Ruan e Weder já cumpriram pena juntos

A Polícia Civil concluiu as investigações acerca do incêndio criminoso ocorrido em 29 de maio deste ano, no Fórum de Iporá.  Na ocasião, foi destruída parte do gabinete do juiz Wander Soares Fonseca, da 2ª Vara Cível e Criminal da comarca. Pelo crime, foram indiciados Ruan Carlos Guimarães e Weder Silva Lisboa, que já haviam cumprido pena juntos, por crime como tráfico, furto e roubo. Segundo o delegado do município, Ramon Queiroz, a dupla foi identificada após provas testemunhais e análise de dados de vários suspeitos. O incêndio teve como objetivo destruir um processo, diz a polícia.

No dia do crime, um segurança fazia a vigilância do local e acionou o Corpo de Bombeiros assim que percebeu o fogo em uma das salas. Após a contenção das chamas, restou apurado que uma das janelas do local havia sido arrombada, o que evidenciou o caráter criminoso do incêndio. “As câmeras de segurança do prédio não estavam funcionando, e provas periciais foram perdidas com a ação do fogo, o que dificultou ainda mais as investigações”, contou o delegado.

Durante as investigações, a Polícia Civil conseguiu descobrir que uma quantidade de gasolina avulsa foi adquirida num posto de combustível da cidade, na noite do crime. Funcionários do posto teriam reconhecido Ruan como sendo a pessoa que adquiriu o combustível. Outras testemunhas disseram ter visto Ruan na companhia de Weder, conhecido como “Erê”, nas imediações do fórum.

De acordo com o delegado, a dupla havia se conhecido na prisão. Ruan foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas enquanto as investigações acerca do fórum eram realizadas. A Polícia Civil pediu, então, ao Poder Judiciário, a decretação da prisão preventiva de ambos, pedido prontamente atendido. O inquérito foi finalizado e remetido ao poder judiciário com autoria definida. Os dois foram indiciados pelo crime de incêndio, previsto no artigo 250 do Código Penal, com pena de até seis anos.