O governador Marconi Perillo prometeu a representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pagar os advogados dativos por meio da criação de um fundo que irá disponibilizar cerca de R$ 16 milhões. A promessa foi feita ao presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, o vice, Cláudio Lamachia, e o presidente da seccional goiana, Lúcio Flávio Paiva, na terça-feira passada (26).
Lúcio Flávio e Marcus Vinícius expuseram ao governador a necessidade de que o valor da Unidade de Honorário Dativo (UHD), bem como a atualização desse repasse, sejam feitos para a advocacia goiana, já que muitos advogados, sobretudo do interior, contam com os honorários para o cumprimento de seus compromissos financeiros. Aos presidentes, o governador garantiu que o repasse será feito através do recém-criado fundo destinado aos pagamentos atuais da UDH, assim como os vencimentos atrasados.
Também foi apresentado ao governador a nova bandeira de luta do Conselho Federal da OAB, que é o semipresidencialismo, como ocorre na França, que reúne características importantes dos sistemas presidencialista e parlamentarista. Na prática, o modelo pretende assegurar uma gestão em que os problemas típicos do presidencialismo de coalizão brasileiro sejam amortizados, com a experimentação de um novo arranjo, que permita a resolução das principais fontes de instabilidade política dos governos, reforçando a legitimidade democrática das maiorias eleitas. Com informações da OAB-GO