TJGO promove pesquisa sobre discriminação e assédio com servidores e magistrados

De 5 a 9 de maio de 2025, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizará a Semana de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação, com uma programação voltada à conscientização e ao fortalecimento de práticas institucionais contra condutas abusivas no ambiente de trabalho.

A programação tem início nesta segunda-feira (5), com a realização de um webinário transmitido ao vivo pelo canal do TJGO no YouTube, às 10 horas, com palestra da juíza federal Mariana Aquino, da Justiça Militar da União.

A abertura da semana marca também o início da aplicação da pesquisa interna sobre assédio institucional, voltada a magistrados e servidores. A pesquisa será digital, com participação voluntária e confidencial, atendendo aos critérios da Portaria CNJ nº 411/2024, que regulamenta o Prêmio CNJ de Qualidade 2025.

Roda de conversa

Na terça-feira (6), será promovida a primeira roda de conversa com gestores, realizada presencialmente na Sala Multiuso da Escola Judicial de Goiás (EJUG). A atividade visa fomentar o diálogo e a escuta ativa sobre condutas abusivas no ambiente institucional. Ao longo da quarta-feira (7), serão divulgados vídeos informativos nos canais do tribunal com conteúdos sobre a política de combate ao assédio e discriminação, tipos de assédio (moral e sexual), práticas discriminatórias, orientações sobre como agir em caso de violência institucional e apresentação dos canais de denúncia do TJGO.

Na quinta-feira (8), ocorre a segunda roda de conversa com gestores, dando continuidade à troca de experiências e à construção coletiva de estratégias de prevenção. Durante todo o mês de maio, a campanha também prevê a divulgação da cartilha institucional de combate ao assédio e discriminação, de vídeos, a exibição de mensagens educativas na área de trabalho dos computadores institucionais e a inserção dos materiais informativos na página inicial do sistema EGESP.