A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisa proposta de alteração no Regimento Interno que condiciona a apreciação de proposições em Plenário à presença do parlamentar autor durante a sessão.
O Projeto de Resolução nº 7095/25, de autoria da Mesa Diretora, foi apresentado na sessão da última quarta-feira (26) pelo deputado Coronel Adailton (SD) e aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Pelo texto, somente as matérias de deputados com presença confirmada na sessão poderão ser apreciadas. Caso o autor esteja ausente, suas proposições não serão analisadas naquele dia. A regra, no entanto, abre exceção para os parlamentares que estiverem formalmente afastados do mandato, em casos como licença ou missão oficial — nesses casos, as matérias poderão seguir para votação normalmente.
A proposta tem como objetivo aprimorar o funcionamento das sessões plenárias, incentivando a participação efetiva dos deputados nas discussões e votações, e promovendo maior compromisso com a atividade legislativa.