Projeto torna obrigatória disciplina sobre processo legislativo nos cursos de Direito

Publicidade

O Projeto de Lei 26/25 torna obrigatória a inclusão da disciplina processo legislativo nos cursos superiores de graduação em direito oferecidos por instituições públicas e privadas. Conforme a proposta em análise na Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta, a disciplina deverá ter pelo menos 60 horas-aula e abordar conteúdos como princípios e fundamentos do processo legislativo; competência legislativa nas esferas federal, estadual e municipal; etapas da tramitação de proposições legislativas; espécies normativas previstas na Constituição; e função do Poder Legislativo no estado democrático de direito.

Além de prática legislativa e técnica de elaboração de normas jurídicas; o papel das comissões legislativas e do processo de sanção e veto e controle de constitucionalidade e seus reflexos no processo legislativo. O Ministério da Educação regulamentará o assunto.

As instituições de ensino superior terão prazo de dois anos, a contar da data de publicação da futura lei, para ajustar projetos pedagógicos e matrizes curriculares.

“A legislação e sua correta interpretação são essenciais para qualquer profissional do Direito, na advocacia, no Ministério Público, na magistratura ou na assessoria parlamentar”, disse a autora da proposta, deputada Renata Abreu (Pode-SP).

Próximos passos – O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. (Agência Câmara de Notícias).