A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS) informa que terá início nesta terça-feira (05/08), a instalação de tornozeleiras eletrônicas nos reeducandos da Unidade Prisional de Itumbiara. Os trabalhos começarão logo após a audiência judicial que definirá quais e quantos detentos serão beneficiados com a monitoração eletrônica. A audiência ocorrerá, à partir das 14h, no Fórum da cidade (Setor Novo Horizonte).
A SAPeJUS disponibilizou 300 tornozeleiras eletrônicas para o Judiciário de Itumbiara no dia 30/06 e, em maio deste ano, realizou o treinamento de 20 agentes prisionais para o trabalho de fiscalização da utilização do equipamento. Desde então, as tornozeleiras já estão à disposição do juiz da comarca local para que ele decida quais detentos serão monitorados e a partir de quando. O trabalho de monitoração não necessita da estruturação de uma central local e será realizado pela Central de Monitoração Eletrônica da SAPeJUS, em Goiânia. A fiscalização em Itumbiara será feita pelos agentes prisionais treinados e pela Polícia Militar local.
O Judiciário da cidade já adiantou que a tornozeleira será instalada em presos dos regimes aberto, semiaberto e presos provisórios inseridos em medidas cautelares diversas da prisão. A SAPeJUS disponibilizou 300 tornozeleiras para Itumbiara, 100 para Caldas Novas e 80 para Morrinhos.
Programa
O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), fez o lançamento do Programa de Monitoramento Eletrônico de Presos em Goiás no dia 10 de março de 2014.