Resultados das eleições podem aumentar o número de brasileiros a deixar o país a caminho dos EUA

Resultados das eleições presidenciais podem aumentar o número de brasileiros a deixar o país a caminho dos EUA. A previsão é da advogada Mara Pessoni, advogada e especialista em comércio exterior. Ela aponta que nos últimos dias houve crescimento na  busca de informações sobre como emigrar do Brasil para os Estados Unidos.

Mara Pessoni

Leia a íntegra do texto:

Ao final do ano de 2014, logo após as eleições presidenciais que reelegeram Dilma Roussef à presidência da República, a busca por meios de mudar legalmente para os EUA cresceram à casa de 40% no escritório Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation. Agora em 2022, logo após o primeiro turno, este crescimento do número de pessoas buscando informações sobre como emigrar do Brasil para o EUA já havia crescido mais de 35% em relação ao mês de setembro/22.

Após o resultado oficial do segundo turno, a demanda por consultas que viabilizassem uma possível mudança do país começou ainda na noite de domingo dia 30 de outubro, quando a caixa de e-mails do office já começou a receber as primeiras mensagens. Já na segunda-feira, os demais meios de contato do escritório, como WhatsApp, telefone, mensagens via redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook simplesmente, ficaram sobrecarregados com tantas perguntas e busca de informações sobre como fazer para ficar legal naquele país.

Dr. Witer DeSiqueira, o advogado sênior desta corporação, informa que é muito comum isso acontecer quando aquelas pessoas não estão alinhadas com a ideologia do candidato vencedor. “A maior procura são de profissionais liberais, como engenheiros, arquitetos, médicos, dentistas, etc. para os quais, em sua maioria, é possível aplicar para o Green Card através do Visto EB-2 NIW; bem como empresários que ficam inseguros em relação ao rumo que a economia irá tomar e buscam alternativas de internacionalização de suas empresas, dolarizando seus lucros em uma economia mais forte e estável e juntamente, com a possibilidade de levarem suas famílias para os EUA, o que é possível através do Visto L-1.

Dr. Witer faz o alerta de que um processo de imigração demanda planejamento e tempo. É muito importante contar com a orientação de um profissional especializado que será capaz de apresentar todas as possibilidades de imigração, bem como, o tempo que um processo pode demorar, custos e riscos.

Além disso, um profissional experiente pode ajudar o imigrante a se inserir na cultura e costumes americanos, que de fato é uma das maiores dificuldade que o estrangeiro encontra quando faz uma mudança de país.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração