O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) aprovou a Resolução nº 201, que eleva a comarca de Guapó à entrância intermediária. A mudança foi oficializada em solenidade nessa segunda-feira (29).
O movimento processual elevado da comarca, que engloba os municípios de Guapó (sede), de Abadia de Goiás e Aragoiânia e o distrito de Posselândia, justificou a iniciativa, conforme explicou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.
“O Poder Judiciário, agora melhor estruturado, poderá oferecer um serviço aprimorado, atento às necessidades e às peculiaridades de cada comarca. A Justiça está cumprindo seu papel e sua obrigação de estar próxima da sociedade”, afirmou o presidente do TJGO.
Titular na comarca há mais de 16 anos, a juíza Rita de Cássia Rocha Costa, diretora do foro, destacou que a “comarca precisava desse reconhecimento”. A cidade, situada a 36 quilômetros de Goiânia, sofre, segundo a magistrada, com problemas atinentes ao crescimento da região metropolitana da capital.
“A cidade cresceu e, com ela, aumentou a quantidade de processos. Guapó enfrenta problemas com tráfico de drogas, enquanto Abadia de Goiás está desenvolvendo, com grande número de loteamentos – tudo isso impacta no Poder Judiciário, com mais processos”, explica a magistrada.