Denúncias de violação de direitos LGBT tiveram aumento de 94% em 2015

    0

    O número de denúncias de violação de direitos humanos contra a população LGBT teve aumento de 94% em 2015, segundo balanço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, departamento que reúne os canais Disque 100 e Humaniza Redes. O número de denúncias em 2015 foi de 137.516  queixas, um total de 2.617 a mais do que em 2014.

    Outros grupos também tiveram crescimento no número de denúncias, como denúncias de violação de direitos da população em situação de rua (32%), pessoa com deficiência (12%) e pessoa idosa (18%). Outros grupos que começaram a ser atendidos no ano passado pelo Disque 100, como queixas de racismo e discriminação contra a mulher, também tiveram grandes números de denúncias, com mais de mil queixas.

    Segundo a diretora da Ouvidoria, Irina Bacci, o crescimento das denúncias em determinados grupos é resultado do aumento da capacidade de denúncias, através da instituição do Humaniza Redes, onde é possível registrar denúncias online. Mas também é reflexo do recrudescimento da violência sofrida por esses grupos.