Varas de Família de Goiânia terão apoio para acelerar trabalhos nas unidades

As Varas de Família da comarca de Goiânia receberão, neste ano, um núcleo de apoio para auxiliar os magistrados. A equipe é coordenada pelos juízes Fernando de Mello Xavier, Ítala Colnaghi Banassini da Silva e Lionardo José de Oliveira. Atualmente, as seis Varas de Família contam com 30.568 processos ativos. As atividades começaram no início do mês de fevereiro, inicialmente na 4ª e 5ª Varas de Família de Sucessões.

Em reunião realizada na sexta-feira (16), a diretora do Foro da Comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, explicou que desde que assumiu a Diretoria do Foro, o presidente tem demonstrado preocupação com as Varas de Família. “Contudo, em 2017 o foco foi nos Juizados Especiais, pois estavam sobrecarregados, e conseguimos um ótimo resultado”, informou.

A decisão de concentrar as ações nas Varas de Família em 2018 decorreu do acentuando número de processos em tramitação naquelas unidades, uma vez que as questões ali tratadas são na sua maioria urgentes, envolvendo alimentos e guarda de menores, necessitando dessa celeridade nas decisões.

De acordo com o juiz Fernando de Mello Xavier, é esperado que em três meses já haja um resultado significativo. “O núcleo de apoio atuará em uma espécia de mutirão, auxiliando nos despachos, decisões, sentenças e audiências”, contou.

Juizados Especiais
A equipe foi formada em 2017, a pedido da diretora do Foro, trabalhando na assistência do 3º, 6º, 8º e 11º Juizados Especiais Cíveis. Durante o período de trabalho, foram realizadas cerca de 6.200 minutas.
Além dos juízes coordenadores, o núcleo de apoio é formado pela assessora-geral da Diretoria do Foro e coordenadora administrativa do Núcleo, Marina Sales Penteado, e por sete servidores, entre assessores auxiliares e analistas.

Também estiveram presentes na reunião, a juíza Luciane Cristina Duarte dos Santos, da 1ª Vara de Família; o juiz Wilson Ferreira Ribeiro, da 2ª Vara de Família; o juiz Mábio Antônio Macedo, da 5ª Vara de Família; e a juíza Vânia Jorge da Silva, da 6ª Vara de Família, além da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO (Nupemec), Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, e mais servidores.