Universidade terá de divulgar notas de vestibular e possibilitar recursos

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por unanimidade de votos, reformou sentença para determinar que a Universidade de Rio Verde (Fesurv) divulgue, nos próximos vestibulares, as notas individualizadas de cada disciplina a todos os candidatos e dê a eles o direito de conhecimento do conteúdo das provas de redação e subjetiva, em prazo razoável, além da possibilidade de interposição de recurso referente à correção.

De acordo com o relator do processo, Marcus da Costa Ferreira (foto), juiz substituto em 2º grau, a medida não viola a autonomia da universidade, mas apenas cumpre os preceitos presentes na Constituição Federal, além de atender aos princípios da moralidade, publicidade, impessoalidade, contraditório e ampla divulgação e defesa. “É possível verificar que nossa sociedade não tolera mais a omissão, ainda que bem intencionada, arbitrariedade e descumprimento dos vários preceitos constitucionais aqui já elencados, os quais devem ser cumpridos especialmente pela instituição, que visa promover educação da sociedade”, afirmou.

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público contra a Fesurv, mas, em primeiro grau, os pedidos foram negados, pois o juiz singular entendeu que eles violariam a autonomia da universidade. Inconfomado, o órgão ministerial recorreu, pleiteando a publicidade das notas de forma individualizada e a possibilidade de interposição de recurso, conforme os preceitos constitucionais. (Fonte: Centro de Comunicação Social do TJGO)