TRT-GO homenageia Varas do Trabalho com melhor desempenho em 2016

As Varas do Trabalho de Goiás que contribuíram para o aumento da produtividade do primeiro grau em 2016 serão homenageadas em solenidade que será realizada nesta sexta-feira, dia 31 de março, às 14 horas, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. Na ocasião, o presidente do TRT-GO, desembargador Breno Medeiros, entregará um total de 49 placas e certificados para 34 unidades, 9 da capital e 25 do interior, com melhor desempenho nas fases de conhecimento e execução.

Este é o quarto ano consecutivo da premiação, que reconhece o esforço despendido pelas unidades judiciárias na diminuição do tempo de tramitação dos processos com o fim de agilizar a quitação dos débitos trabalhistas. Para o presidente Breno Medeiros, a premiação serve de estímulo para que as unidades continuem se esforçando para manter bons resultados em 2017.

A certificação contemplará, na fase de conhecimento, as varas que obtiveram o menor prazo médio na entrega da prestação jurisdicional e as que apresentaram os melhores resultados no cumprimento da Meta 1 do CNJ no ano passado (julgar quantidade maior de processos do que os distribuídos no ano corrente). Também serão certificadas as unidades que apresentaram redução da taxa de congestionamento de processos na fase de execução e as que tiveram as menores taxas nesta fase.

Inicialmente, serão agraciadas as 4 unidades que apresentaram o menor prazo médio na entrega da prestação jurisdicional em 2016. Em seguida, receberão a homenagem as 25 unidades judiciárias que apresentaram os melhores resultados no cumprimento da Meta 1 do CNJ. Na fase de execução, receberão a premiação as 17 Varas do Trabalho que se destacaram na redução da taxa de congestionamento e as 3 VTs que apresentaram as menores taxas nesta fase.

Os cálculos da taxa de congestionamento, por exemplo, mediram a efetividade da Vara do Trabalho no ano de 2016, levando-se em consideração o total de casos novos que ingressaram, os casos encerrados e o estoque remanescente do ano anterior. Assim, um índice baixo de congestionamento significa que a Vara está conseguindo dar boa vazão aos processos pendentes, descongestionando o fluxo de processos a serem finalizados.