Todos os eleitores de Goiás serão identificados por biometria nas eleições 2018

Nas eleições de 2018 em Goiás todos os eleitores serão identificados por meio do sistema biométrico de coleta de digitais. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás foi o quinto Estado a concluir a biometria no país, depois de Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal. Até 2022, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, todos os eleitores brasileiros deverão votar biometricamente.

Em Goiás, a identificação biométrica do eleitor ocorreu entre 2009 e 2017, realizado em quatro etapas estrategicamente planejadas. Ao final foram recadastrados mais de quatro milhões de eleitores goianos, em duzentos e quarenta e seis municípios. Atualmente, a Justiça Eleitoral Goiana está equipada 100% biometricamente.

Na análise do presidente do Comitê Gestor da Biometria e Diretor-Geral do TRE/GO, Rodrigo Leandro da Silva, os resultados alcançados foram extremamente positivos. “Apesar das dificuldades, com o empenho de todos os servidores e colaboradores foi possível concluirmos o processo de revisão de eleitorado em todo o Estado de Goiás, garantindo maior segurança e eficiência a todo processo eleitoral”, destacou o presidente do comitê.

Vale ressaltar para os eleitores que perderam o prazo para fazer o cadastro biométrico e tiveram seu título cancelado, que ainda é possível regularizar a situação. Basta comparecer ao cartório eleitoral de seu município com documentação pessoal e comprovante de endereço para atualização dos dados e coleta das digitais. O prazo em ano eleitoral vai até 9 de maio (151 dias antes da eleição), conforme prevê o Calendário Eleitoral (Resolução TSE nº 23.555/2017). A partir desta data o cadastro eleitoral é encerrado, voltando o atendimento ao eleitor após o termino das eleições.