Sistema de Gestão de Ouvidoria registra 4 mil atendimentos em setembro

O Sistema de Gestão de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado registrou 4.005 atendimentos no mês de setembro, dos quais 3.599 já foram finalizados enquanto outros 406 estão em andamento, incluindo aqueles que se referem a requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação. Em relação a agosto, o número de manifestações da população apresentou queda em setembro devido à retirada do número do telefone da Ouvidoria Geral das contas de água da Saneago, conforme já estava previsto. Mesmo assim, a Ouvidoria ainda realizou 1.728 atendimentos direcionados àquela empresa.

Em nove meses deste ano – janeiro a setembro – o número de atendimentos registrados na Ouvidoria Geral chega a 53.388, com média de 5.932 manifestações por mês. Em setembro, o maior volume de atendimentos foi relativo a reclamações (692), seguido de denúncias (390). Mas houve também considerável número de elogios aos órgãos do governo estadual (270). Na pesquisa realizada mensalmente pela Ouvidoria para saber o grau de satisfação dos usuários com a qualidade do serviço, 65% disseram estar muito satisfeito e satisfeito. Quanto ao grau de satisfação com a cortesia e preparo dos atendentes, 74% disseram estar muito satisfeitos e satisfeitos. Finalmente, quanto ao grau de satisfação com o tempo levado para resposta à manifestação, 69% disseram estar muito satisfeitos e satisfeitos.

Lei de Acesso

No mês de setembro,foram protocolados 138 requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação, dos quais 87 já foram respondidos e 51 estão em andamento, com observância dos prazos para oferta das respostas. Os dados mais solicitados são referentes a serviços para o servidor público (Plano de Saúde, empréstimos consignados e questões salariais), bem público, trânsito e receita estadual. Os órgãos do Estado mais demandados são Ipasgo, Segplan, Agetop, Detran, Sefaz e CGE.

Todos os cidadãos podem falar com o Governo Estadual por meio da Ouvidoria Geral, que oferece ao interessado diversos canais de acesso. São eles os telefones 162 e 0800 621513; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; no site da Controladoria www.cge.go.gov.br e nos portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria. Também pode fazê-lo nas ouvidorias setoriais das unidades administrativas do Governo; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e pessoalmente em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior.