Segue para sanção PL que permite visitas de animais em hospitais

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, em segunda fase de votação,  durante sessão plenária desta terça-feira (02), o Projeto de Lei 709/17, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que visa a regulamentação da visita de animais domésticos e de estimação em hospitais da rede pública e privada, contratados e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do Estado de Goiás. A matéria segue agora para sanção do governador Marconi Perillo.

A propositura também prevê algumas normas como o agendamento da visita com antecedência junto à administração do hospital, respeitando os critérios de conveniência de cada instituição, o transporte dos animais dentro do ambiente hospitalar deverá ser feito em caixas apropriadas e só poderá ocorrer em companhia de algum familiar ou responsável pelo paciente.

Na justificativa da matéria, o parlamentar justifica que a Terapia Assistida por Animais (TAA) já é comum em vários países como França, Canadá e Inglaterra, e vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamento de doenças, auxiliando na recuperação de pacientes, uma vez que o animal é um grande amigo do homem.