Seção Passando a Estudar Direito, da Revista da Procuradoria, traz dicas interessantes para concurseiros

A seção traz dicas úteis para os concurseiros
A seção traz dicas úteis para os concurseiros, apresenta materiais jurídicos relevantes para aprovação

Quem estuda para concursos públicos deve conhecer a coluna Passando a Estudar Direito, publicada na Revista da Procuradoria, que está em sua segunda edição. A seção se destinará à inserção de dicas de estudo para certames, materiais jurídicos relevantes para a aprovação, questões de prova dos mais diversos concursos da carreira jurídica – analisadas e comentadas – além de relatos sobre as experiências – boas e ruins – pelas quais os Procuradores da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás passaram até chegar a tão sonhada aprovação. Leia a revista aqui

Assinada pelo procurador Felipe de Andrade Sá, a seção tem como objetivo auxiliar os estudantes na árdua jornada  que  a  aprovação  nos  concursos  públicos exige.  “Ouvir  os  conselhos  e  seguir  os  passos  daqueles que já passaram por tudo aquilo que um dia você passará é o primeiro degrau para a conquista de seus objetivos”, explica. Segundo ele, primeiramente,  é  fundamental  ter  em  mente  que  não  há  uma  “fórmula  mágica”  para  a  aprovação. “Nesse sentido, é necessário saber que qualquer um é capaz de obter êxito nos concursos públicos, até nos  mais  difíceis  e  concorridos.  Não  é  preciso  ser nenhum gênio para ser aprovado. Isto é apenas um mito, e dos grandes”, frisa.

De acordo com o procurador, para adquirir bons resultados, basta ter planejamento,   estratégia, foco, determinação, perseverança e acreditar em  você mesmo. “Sim, você é   capaz.  Pode  acreditar  que,  possuindo  as  referidas qualidades, inevitavelmente   sua  hora  chegará. Ademais,  tenha  conhecimento que o seu nível de dedicação    inversamente  proporcional  ao  tempo em que você atingirá sua meta”, assegura Felipe.

Outra dica dela é tratar os estudos como um trabalho. “Sim, isto mesmo:  trabalho.  Qualquer  concurseiro  que  real mente deseja ser aprovado deve levar a sério aquilo que  está  fazendo.  Deve-se  tratar  os  estudos  como um projeto que terá começo, meio e fim. Portanto,  não faltem, não adiem, não durmam, não enrolem, não se deixem levar pelos compromissos marcados pelos  seus  amigos, nem  pelos feriados perdidos estudando  em  casa.  Trabalho  é  trabalho!  Se  você vai encarar essa missão, que não é nada fácil, para  cumpri-la você não poderá ser desleixado”, assegura.

Além disso, de acordo com ele, é importante  que  saibam  que  nem sempre  são  os  melhores  alunos  da  faculdade  que conseguem  adentrar  na  carreira  pública.  Se  você está no final da faculdade com a sensação de que “não sabe de nada”, fique tranquilo, pois isso é mais normal do que se imagina. Mesmo  que  você  não  tenha  levado  a  faculdade  a sério, empurrando-a “com a barriga”, como se afirma no jargão popular, não se desespere. Você não é o único e isso não impedirá sua aprovação, desde que você mude de comportamento agora.  Em suma: não é necessário ser o laureado da tur ma ou o melhor da classe para realizar o sonho de ocupar o cargo público almejado. Para isso, como asseverado,  basta  possuir  as  qualidades  supra mencionadas nos estudos”, pontua.