SAPeJUS se prepara para abrir consultório psicológico em Anápolis

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde Mental do Servidor Penitenciário (Nasam), informa que brevemente um novo consultório de atendimento psicológico será instalado próximo à Unidade Prisional (UP) de Anápolis, pertencente à 1ª Regional Metropolitana da SAPeJUS, com a finalidade de prestar serviços a servidores do município e cidades de Corumbá, Alexânia, Abadiânia e Cocalzinho de Goiás.

 “Todo servidor da Secretária da Administração Penitenciária e Justiça tem direito ao serviço de psicologia de forma gratuita, tanto faz se é temporário, efetivo ou comissionado. Isto garante que todos tenham a devida cobertura, além do atendimento ser efetuado por profissional exclusivo ao servidor e com experiência na área de unidade carcerária”, afirmou o Gerente de Ensino da SAPeJUS, Anderson Luiz Brasil.

A área, onde ocorrerá o atendimento do Nasam, foi disponibilizada pelo Conselho da Comunidade de Execução Penal do município, viabilizada pelo  Diretor do Centro de Inserção Social (CIS) de Anápolis, Danilo de Carvalho.

O psicólogo responsável pelos atendimentos do Nazam, Denisard Diniz, alerta as direções das UPs para a importância dos cuidados com os servidores. “Os diretores precisam estar atentos a qualquer servidor que esteja passando por problemas emocionais, que esteja mostrando sinais de agressividade exacerbada, com dificuldade de relacionar-se com colegas e detentos, com atitudes estranhas ao comportamento humano, com dificuldade de manter relações afetivas estáveis, com histórico de consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou consumo de drogas psicoativas, para que sugira a eles o atendimento pelo Nasam”.

Assim como em Goiânia e em Luziânia, que já contam com atendimentos psicológicos aos servidores, o Nasam de Anápolis oferecerá aconselhamento psicológico e triagens, podendo também receber encaminhamentos, esclarecer dúvidas acerca de distúrbios que acometem os servidores, avaliar níveis da psicologia humana e ainda realizar os tratamentos necessários.

A construção do consultório do Nasam já foi concluída e em breve a SAPeJUS realizará a inauguração do local.